Selfie financeira

Se tem uma coisa importantíssima para uma vida financeira equilibrada é o autoconhecimento. Acho que para todos os aspectos da vida, pensando bem. Mas como minha praia aqui são as finanças, é nisso que vou me focar.

Quem aqui já não tirou uma bela selfie para eternizar um momento especial na vida, uma viagem inesquecível ou um dia especial com o amor da sua vida? Depois de um tempo, ao revermos a foto nos recordamos do momento com saudosismo de como ele foi vivido e da alegria experimentada. Revivemos aquele episódio e pensamos como poderíamos repeti-lo ou melhorá-lo. Mas será que uma selfie financeira pode também nos ajudar a rever e melhorar nossas finanças? Afinal, o que é isso?

A selfie financeira nada mais é do que o primeiro passo para identificar aquilo que precisa ser aprimorado na sua vida financeira. É um momento em que você olha para si por outra perspectiva e se percebe de uma forma diferente.

Comece se fazendo algumas perguntas básicas:

• Quais são seus objetivos e prioridades?

• Minhas atitudes estão me levando para perto ou para longe deles?

• Quais são os desperdícios que ando cometendo que me afastam deles?

• O que eu estou disposta da renunciar para conquistá-los?

• O que tenho feito de positivo que leva para perto daquilo que sonho?

Como qualquer momento de autoconhecimento, será difícil encarar a realidade da selfie sem filtro. Algumas “rugas” e imperfeições aparecerão nesse seu autorretrato financeiro. É preciso vencer a procrastinação e dar o primeiro passo nesse novo mundo das finanças. Contudo, para mudar qualquer cenário, renúncias serão necessárias para que possa sair do estágio que se encontra. Mas comece aos poucos.

Comece pelo diagnóstico, depois parta para a medicação. Entenda seus gastos no detalhe. Anote para onde anda indo seu suado dinheirinho e veja que desperdícios anda cometendo (todos nós cometemos!). Entenda também como anda sua renda. Muita gente não sabe exatamente quanto ganho, por isso acaba gastando além da conta. Feito isso, entenda por que não consegue sair do vermelho.

Feitos o diagnóstico e a reflexão, prepare-se para mudar o que for preciso e potencializar ainda mais aquilo que já está dando certo. Reflita sobre como deixar de lado aquilo que de nada está te ajudando a prosperar.

Saiba que, assim como em uma selfie clássica, cada um tem um traço, um melhor ângulo, uma característica única. Tem também lá suas imperfeições financeiras. Mas elas precisam ser encaradas e administradas cotidianamente e por um longo tempo. Cada um é de um jeito, mas sempre há um jeito de se organizar. Não como seu vizinho, mas do seu jeito. E quanto mais você tirar consciência de como são suas atitudes financeiras – gastos e renda – mais chances tem de prosperar.

Ana Leoni Educação Financeira e Marketing de Comportamento @dinheiro_com_atitude
Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Rosemara Jesus da silva disse:

EU TENHO ME FOCAR OBJETIVO EM TUDO REALMENTE PAREI DEPOIS ALGUMAS. VARIAS DIFICULDADES.
MAS RESPIRO TENHO PROCEGUIR.🆗

Rosemara Jesus da silva disse:

BOM DIA. NO MOMENTO NAO ESTA SOBRANDO PARA INVESTIR MAS QUERO FAZER CURSO DE CORTE CABELO MASCULINO PERFEITO VAI BOMBAR OK.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Blog da Bruna