Nosso corpo

Pra ter uma vida feliz temos que cuidar em primeiro lugar de nós mesmos. Tudo em nós tem que estar em equilíbrio. No entanto, muitas vezes, para muita gente o próprio corpo é um ser estranho que habitamos, mas pouco conhecemos. E por isso ele vai ficando lá esquecido, tristonho, alguém que nos carrega todos os dias, mas com quem pouco conversamos. Pense nisso e vai parecer um absurdo. Mas quantas vezes, tendo outras prioridades e urgências, tendo que correr para dar conta de tudo, esquecemos justamente o principal: o nosso corpo, a máquina que nos sustenta e que devíamos conhecer muito bem, compreender cada mecanismo, acompanhar cada momento e acima de tudo, cuidar perfeitamente de sua manutenção.

Se você se desconecta do seu corpo, um dia ele pode te surpreender e você nem sabe como isso aconteceu.  O corpo tem suas manhas de desenvolver suas defesas mas também de somatizar sua tristeza e seu abandono. Tenha intimidade com seu corpo, ele é seu melhor amigo. Você precisa querer o melhor pra ele, tudo o que vai fazer bem, tudo o que ele precisa para ser mais feliz. O curioso é que nem sempre o que a gente acha que nos faz mais feliz, é também motivo de felicidade pro nosso corpo. A gente pode comer um barril de chocolates, batata frita e muitas caipirinhas, ter a sensação que isso é felicidade, mas na verdade, essa falsa alegria dura pouco, porque o corpo faz suas cobranças e mostra as consequências. A serotonina passageira não impede a dor de cabeça, de fígado ou estômago, sem falar nos centímetros a mais nos quadris.

Tudo começa com bons hábitos. E o hábito de criar bons hábitos é o primeiro. De manhã comece pensando no seu dia, as principais coisas que programou pra fazer. Tomar um copo de agua assim que levantar é uma ótima prática. Visualize seu dia. Comece com boas notícias. E deixe o noticiário para o meio da manhã. O hábito de lermos logo cedo coisas boas e motivadoras é sempre inspirador. Algumas frases com ensinamentos positivos vão trazer energia e ânimo pro seu dia.

E nem pense que essa vida sedentária no trabalho ou em casa vai ajudar. O bom é se espreguiçar longamente ainda na cama ou ao levantar.

Meditar, 5 minutos que seja, logo cedo ou durante o dia, mesmo num momento de stress, vai nos deixar mais tranquilos, mais focados, e trazer mais clareza.

Ter o hábito de uma prática corporal é um excelente jeito de começar o dia.  Fazer exercícios de manhã melhora a sua saúde, faz você viver mais sereno e aumenta sua produtividade. Um alongamento, uma caminhada, uma esteira, ir à ginastica, praticar yoga ou tai-chi. Faça o que puder, e procure achar durante o seu dia, um momento de prática ou algum esporte que você curta. Compreenda seu próprio ritmo e respeite suas regras.  Nada errado em ter um descanso sempre que sentir necessidade. Ouça o seu corpo e faça dele seu melhor companheiro.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Asatch disse:

christina disse:, thank you for your blog post.Really thank you! Awesome.

christina disse:

Excelente matéria. Esta rede está fabulosa.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Alimentação

Beleza