Melasma

O Melasma é uma condição comum, de difícil tratamento, que interfere na autoestima principalmente das mulheres. Os mecanismos envolvidos com o aparecimento do melasma são variados, incluindo radiação solar, hormônios, estresse, irritações e inflamações locais. Recentes estudos científicos demonstram que, além dos temidos raios ultravioleta (os UVA e UVB) estarem ligados ao aparecimento e a piora do melasma, a luz visível também promove a produção irregular de melanina.

Mas o que é luz visível? A luz visível é toda luz que enxergamos a olho nu, como as emitidas pelas lâmpadas artificiais, televisão e celular, e correspondem em média a 40% da radiação total que chega ao planeta.

Mas como é que a gente se protege contra o sol e a luz visível? Com uso frequente e correto de filtros solares. Os filtros têm de ser físicos ou orgânicos, com proteção alta e cor, pois os pigmentos conseguem bloquear a passagem da luz e refleti-la (ou absorvê-la) antes que estimule a pele. Também, precisam ter amplo espectro e proteger das radiações UVA e UVB. O filtro solar deve ser passado em porção generosa, ser cuidadosamente espalhado e repassado a cada três horas.

Lembre-se, não existe filtro especial que proteja da radiação da luz visível e, desse modo, a COR faz-se indispensável, pois bloqueia a luz de lâmpadas artificiais e computadores.

RAQUEL VALE Fisioterapeuta Dermato Funcional eleganceestetica@uol.com.br

Voltar

Compartilhe com seus amigos

0 Comentario(s)

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Alimentação