Sobre a doença celíaca

Vamos esclarecer hoje as perguntas mais recorrentes sobre a doença celíaca. Sempre que falamos para alguém da nossa restrição, as dúvidas são as mesmas:

– O que é a doença celíaca?

É uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, ou seja, são as pessoas que não podem ingerir nada que contenha trigo, aveia, malte, cevada, centeio e seus derivados.

– O que acontece quando comemos algo com glúten?

Depende da quantidade de glúten ingerida e do nível de sensibilidade da pessoa, já que tem celíacos mais ou menos sensíveis. Os principais sintomas da condição são dor abdominal, diarreia, gases e anemia (identificada por meio de exame de sangue, mas ela sozinha não caracteriza a doença celíaca). Mas se a quantidade de glúten ingerida for muito grande, pode causar até vômito. A dor/incômodo ocorre após algumas horas depois do consumo e pode durar de 1 a 3 dias.

– Como descobriu que era celíaca?

A doença acontece em pessoas geneticamente predispostas, então se tiver alguém da família celíaco, faça o exame. Tem dois tipos de exame complementares, o de sangue e a endoscopia (para ver as vilosidades do intestino). Mas mesmo se não tiver ninguém da família celíaco e a pessoa estiver sentindo constantemente algum dos sintomas que foram citados antes por estar ingerindo glúten, é preciso procurar um gastroenterologista.

– Existe algum remédio para cortar o glúten, tipo a enzima Lacday para os intolerantes a lactose?

Infelizmente não. O que fazemos é, depois que sentimos dor/incômodo, tomamos uma medicação para aliviar o desconforto, como Buscopan composto.

Célia & Cá Viajantes da vida sem glúten @viagemglutenfree viagemglutenfree.com/

Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Koiti Yokoyama disse:

Excelente reportagem

Koiti Yokoyama disse:

Excelente reportagem!

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Beleza