Síndrome de Burnout

O esgotamento profissional ou Burnout significa aquele momento em que você ultrapassou o limite do estresse e está entrando numa área perigosa e aparentemente sem retorno. Você queimou sua reserva. Você foi vítima de um tamanho desgaste diário que foi consumindo todas as suas energias. E agora você não tem mais de onde tirar, você percebe que está sem possibilidade de recarregar as baterias.

O Burnout não acontece necessariamente no seu físico. A pressão se apresenta em todos os níveis e tem consequências em todos os aspectos da sua existência. Afeta tanto seu corpo, como sua mente, espírito, psique, emoção. Tudo se altera. E tudo pode fugir do seu controle. Trabalhar faz parte da nossa vida. Trabalhar muito é quase uma rotina nos dias de hoje, onde estamos sujeitos a multiplicar nossas tarefas, a ter uma distração permanente nas redes sociais, a ter prazos cada vez mais curtos e exigências cada vez maiores, onde nos tornamos vítimas de tudo o que nos cerca, de nossas circunstâncias, mas principalmente de nós mesmos. Na nossa sociedade o estresse é visto como parte do nosso sistema operacional. Nosso trabalho para ser efetivo tem que ser estressante, nosso transporte é estressante, nossas cidades, todo movimento urbano é estressante. Até as férias se tornaram um elemento de estresse e geralmente voltamos delas precisando de descanso das próprias férias. E todos nós nos identificamos com isso. Mas a síndrome de Burnout afeta cada vez mais gente. É como um motor que queimou todo óleo e continua a acelerar se desgastando irremediavelmente.

Preste atenção, ligue o alerta. Antes do alarme tocar e ser tarde demais aprenda a prevenir. Mesmo tendo excesso de trabalho, não permita excesso de desgaste. Tire todos os dias um tempinho pra você. Tire alguns minutos pra reparar no céu, na natureza, na beleza das coisas. Tire um momento pra fechar os olhos e descansar a mente.  Medite pensando em imagens que te tragam prazer.  Leia, assista, se interesse pelo que te desperta bem estar. Olhe, contemple coisas que te fazem bem. Conviva com pessoas que te transmitem coisas boas. Um pouco por dia já faz diferença e você vai perceber seu ritmo melhor.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

M.Eduardo disse:

Eu Marcos Eduardo,sou gestor de segurança privada.Esse assunto é muito importante,agrega valores na gestão de pessoas.Exelente trabalho desses pesquisadores e estudiosos da área.

Ana Lúcia da Silva de Souza disse:

Leia isto muito importante

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *