Relações tóxicas

Sinais de pessoas tóxicas

Muitas vezes estamos num relacionamento tóxico e não nos damos conta disso. Lidamos com um tipo egóico, egoísta e egotista e achamos que a culpa de tudo é nossa, porque quando caímos nessa cilada, perdemos a noção.

Pode ser uma relação de amor ou uma amizade ou mesmo alguém na família ou trabalho, alguém que nos faz mal e a gente não percebe exatamente porque.

Mas existem algumas características, alguns sinais que podem nos avisar antes de um possível envolvimento maior com uma pessoa tóxica:

Ela tem um problema pra cada solução que você apresentar.

Se você quer resolver um problema, ela vai criar imediatamente um novo, sem solução. E assim, você vai entrando num labirinto, que fica cada vez mais complicado e impossível de se achar uma saída.

Ela se faz sempre de vítima.

O mundo não a compreende e você também não. Ela vai te colocar numa situação em que você se sente culpado e ainda por cima sente pena dela de alguma forma.

Ela só sabe manipular.

A manipulação é uma das mais fortes ferramentas da pessoa tóxica. Ela não acredita num diálogo franco e nem consegue ter esse tipo de troca. A relação nunca é de igual pra igual. Ela vai detectar suas fraquezas e se aproveitar delas, sem você notar.

Ela não tem compaixão.

Você vai acabar percebendo que a pessoa tóxica não tem compaixão, não tem empatia, não se incomoda com o sofrimento de ninguém. Nada está a altera, não sente pena e nem piedade dos outros, não se envolve com sentimentos de ninguém, porque está empenhada e concentrada em si mesma.

Não sabe escutar.

Numa conversa, a pessoa tóxica está no fundo completamente desinteressada ​​no que você tem pra contar. Não tem o menor interesse em ouvir você compartilhar suas ideias, sensações ou sentimentos.

Em vez de te escutar, cada vez que você fala, ela está pensando no que vai dizer. Só se interessa por seu próprio discurso, por sua própria história. Toda a conversa gira em torno dela mesma e é incapaz de se colocar no lugar dos outros e entender o que eles sentem.

Ela só enxerga o pior nos outros.

Toda pessoa tóxica só vê o mal, só se interessa pelo mal, só fala mal. Ela faz julgamento constante e sempre pra ressaltar o pior. Julga tudo e todos e julga até aqueles que não conhece. Adora fofoca e se alimenta da maledicência, dos dramas, dos erros e das derrapadas alheias. Faz comentários ácidos, se esconde atrás do cinismo e ganha as pessoas com o humor do sarcasmo. Despreza o outro e nunca tenta compreender os motivos de ninguém ou acreditar que alguma coisa tenha um bom propósito.

Ela gosta de criar turmas rivais .

Aquela pessoa que age como amiga, criando inimigos em comum. Critica os outros, faz bulling, cria ciumeira, comenta com maldade a aparência externa de todo mundo. Julga traços, corpos, comportamentos, roupas, posição social. Quer saber intimidades e espalha tudo o que sabe, ainda inventa mais fofocas e assim prospera na comunidade, fazendo os outros temerem seu veneno.

Ela não assume nenhuma responsabilidade.

Em caso de negligência, a responsabilidade nunca é sua. Ela simplesmente inventa uma desculpa pra qualquer coisa e cria um emaranhado de desculpas pelo que não foi feito ou porque está sobrecarregada ou porque não era o trabalho dela.

A culpa é sempre dos outros.

Não importa qual seja a situação, a culpa jamais será de uma pessoa tóxica. Ela é incapaz de se achar errada, de reconhecer um deslize e nunca vai pedir desculpas, pedir qualquer tipo de perdão.

Na cabeça dela, ela está sempre certa e o resto do mundo está simplesmente contra ela. No caso de algum tipo de acusação, ela se vitimiza, vai acusar alguém, apontar culpados mesmo que seus argumentos sejam ridículos.

Nunca admite suas falhas.

Uma pessoa tóxica nunca vai ser capaz de admitir um erro. Mesmo que seja um erro óbvio e todas as provas sejam contra. Uma vez acusada, ela vai se tornar agressiva, discutir e se recusar a ouvir qualquer coisa contra ela.

O ego domina.

Ela vai aproveitar toda as oportunidades que aparecerem para subjugar alguém, para se sentir superior e humilhar, para dominar, e se colocar acima dos outros. Especialmente dos mais fracos, aqueles que a fazem sentir superior.

Ela se fortalece derrubando os outros, passando por cima, acreditando que isso é ter força e poder.

Nunca respeita nada e nem ninguém.

Pessoas tóxicas são tão auto centradas, que nem percebem o outro. São sempre rudes, grosseiras, mal educadas.  Desrespeitam qualquer coisa e abusam de qualquer poder que tiverem. São tóxicas também com o meio ambiente, jogam lixo na rua, dirigem em alta velocidade, são barulhentas, colocam som alto nos carros, sem a menor preocupação com os outros.

Uma das características dessa pessoas é te convencer que você precisa delas, que não pode viver sem elas, que elas são a melhor coisa que aconteceu na sua vida. Pessoas tóxicas podem ser abusivas fisicamente e emocionalmente.

Aos poucos elas vão te diminuindo, drenando sua energia, acabando com sua auto estima, te dominando, tomando posse e transformando sua vida num inferno.

Mesmo que nunca chegue a esses extremos, perceba os primeiros sinais de uma relação que não te valoriza e nem faz bem. Por mais difícil que seja, saia enquanto é tempo e procure o melhor pra você.

Sua vida merece as melhores pessoas, a começar por você mesma.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

0 Comentario(s)

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *