O que é o lúdico?

Me perguntaram o que é exatamente o lúdico, que a gente tanto fala aqui na nossa RF.

Sabe aquele instante em que você brinca com um gatinho e faz de um simples pedaço de papel amarrado com barbante um inimigo que ele vai atacar ferozmente como se fosse uma presa?  

Ou quando uma criança se diverte dando vida a um brinquedo inanimado?  

Tudo é fruto da fantasia, da criatividade da imaginação.

Mesmo depois, quando um adulto assiste um filme, uma peça ou lê um livro e, mesmo sabendo que é uma ficção, que não é de verdade, ele se envolve, ri, sofre, chora porque acredita na trama.

Isso é o que o nosso lado lúdico faz, faz a gente acreditar, se envolver e sonhar.  Faz a gente viajar sem sair do lugar, descobrir mundos através da imaginação.

Eu já recolhi muitos bichinhos na rua, que vinham de situações difíceis, tinham sido judiados, abandonados, muitos com medo e trauma e na maioria eu reparava uma coisa: Eles não brincavam, eles não acreditavam mais na bolinha de papel. 

Muita criança, que vem de alguma situação complicada, traz essa mesma característica. É como se arrancassem bruscamente o sonho, o lúdico, a brincadeira.  E a dureza da vida fizesse muita gente perder a fantasia.

Manter nosso lúdico é fundamental.  Continuar brincando vida afora. Acreditar no que não existe, no que imaginamos, embelezar a vida com a nossa fantasia e continuar viajando nos nossos sonhos.

Essa é a raiz de toda arte e da mais profunda manifestação das nossas emoções. 

A fantasia está presente em tudo. Da nossa vida amorosa, sexual ao nosso sucesso profissional. Tudo começa com um sonho.

O lúdico é a fonte da motivação, renova nossa energia, nosso desejo e nos leva na trilha da felicidade.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Patrícia souto cavier disse:

Que lindo! Sou professora e acredito nisso e falo sempre para os meus alunos, que por sinal, são crianças de 8,9 e 10 anos, a beleza, os sonhos o acreditar veem de dentro de nós. Somos nós que podemos mudar tudo, basta querer. Parabéns pelo seu texto , ir seus pensamentos e por levar mensagem de amor para as pessoas.

Ana Lúcia da Silva disse:

Morei em um orfanato aqui em Barretos éramos felizes pelo menos eu sentia a felicidade lá dentro não tinha maldade .Aqui fora me sinto totalmente fora do ninho até hoje.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *