Nas árvores também bate um coração

As árvores carregam grandes mistérios, que pouco a pouco vem sendo estudados por cientistas do mundo inteiro. A gente já sabe que as árvores são seres vivos, mas pelo visto, elas estão ainda mais vivas do que achávamos. Todas as árvores que estão próximas umas das outras, se conectam entre si pelo subsolo, com suas diversas raízes e essa também é uma forma que elas utilizam para se “comunicarem” umas com as outras.

Recentemente, cientistas descobriram que além de tudo isso, as árvores também tem uma espécie de batimento cardíaco, e de tão lento, eles nunca tinham percebido antes. Até então, era suposto que no processo de osmose, a água se movia através das árvores, mas recentemente descobriram que os troncos e galhos das árvores estão se contraindo, se expandindo e bombeando a água para cima, das raízes para as folhas, da mesma forma que funciona o nosso coração, bombeando o sangue para o corpo todo. Só que ao contrário da nossa pulsação, uma árvore faz esse processo de forma muito mais lenta: esse pulsar bate apenas uma vez a cada duas horas, ás vezes até mais. 

De acordo com András Zlinszky, da Universidade de Aarhus, na Holanda, “descobrimos que a maioria das árvores tem mudanças periódicas regulares na forma, sincronizadas em toda a planta, o que implica mudanças periódicas na pressão da água.” Um estudo feito em 2017, que Zlinsky e Anders Barfod, utilizando a varredura a laser terrestre, monitorou 22 diferentes espécies de árvores, com o objetivo de observar a forma de suas copas e como elas mudam. Essas medições eram feitas à noite, em estufas, pra que o Sol ou o vento, não interferissem nos fatores de análise. E em várias das árvores, foi possível observar que os galhos subiam e desciam cerca de um centímetro a cada duas horas. Depois de terminar o estudo noturno, os pesquisadores criaram uma teoria. Eles acreditam que o movimento é um sinal de que as árvores estão bombeando água de suas raízes e distribuindo-as através de seus galhos.

Infelizmente, neste momento ainda não há explicação sobre como funciona a ação de bombeamento. Eles especulam que talvez o tronco aperte a água empurrando-o através do xilema, que é um sistema de tecido no tronco que transporta água e nutrientes para todos os ramos e folhas.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

4 Comentario(s)

ferragamo reversible disse:

Simply wish to say your article is as amazing. The clarity in your put up is simply excellent and that i could suppose you are an expert on this subject. Well along with your permission let me to grab your feed to stay up to date with coming near near post. Thank you 1,000,000 and please keep up the gratifying work.
ferragamo reversible http://proline.physics.iisc.ernet.in/wiki/index.php/The_Ferragamo_Group

Anna Lia disse:

Nossa, que máximo!!Amei!! Bora conversar e abraçar mais árvores ❤

FAIÇAL ROBSON CALIL disse:

M A R A V I L H O S A….

LUFFY disse:

Obrigado Portugal !!!

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *