5 dicas sustentáveis

A gente sabe a importância da sustentabilidade para a nossa vida e para o nosso planeta. Agora, a pergunta que precisamos fazer é cada vez mais fundamental: Você tem feito a sua parte para ser sustentável?

Para sermos sustentáveis, precisamos ser criativos, engajados e temos que evitar o esgotamento dos recursos naturais para manter o equilíbrio ecológico sob controle. Como vamos fazer isso? Precisamos usar nossos recursos com mais sabedoria, para que possamos garantir que as futuras gerações também possam contar com eles para viver. Naturalmente, a realidade é que pensamos nos nossos recursos como garantidos. E com a nossa rotina sempre tão corrida, muitas vezes, não fazemos as coisas com consciência do quanto tais atos podem ser prejudiciais, ou pelo menos, essa é a desculpa que muitos de nós usamos. E isso é um hábito que deve ser reconhecido e depois melhorado.

Para criar isso, é importante começar em um nível básico. Ir pouco a pouco desenvolvendo esses novos hábitos. Você não precisa comprar ou construir a casa mais sustentável do planeta para sentir que está fazendo a sua parte. Há muitas mudanças diárias que podemos e devemos fazer para garantir que estamos promovendo a sustentabilidade.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais você pode ser um pouco mais sustentável a cada dia:

1. Esteja atento aos alimentos que exigem muita água

Isso pode não vir à mente imediatamente quando você pensa em maneiras de ser mais sustentável em sua vida cotidiana, mas deveria! Por exemplo, são necessários mais de 90 litros de água para produzir uma dose única de iogurte grego, e um bife de 220g, requer 850 litros de água! Por isso, é importante ficarmos atentos a esses detalhes, que parecem pequenos e inofensivos, mas que em larga escala, prejudicam muito o meio ambiente.

2. Procure produtos com embalagens que você possa reutilizar

Embalagem em geral é praticamente o oposto de sustentabilidade, mas pode ser difícil encontrar produtos sem elas. Por isso, a dica é escolher o menor dos dois males. Ao procurar um produto, escolha aquele que usa a menor quantidade de embalagem e, melhor ainda, procure por aqueles que possam ser reutilizados em casa, como uma jarra de vidro.

3. Evite canudos

Canudos de plástico exigem centenas de anos para sumirem por completo no meio ambiente. E eles geralmente acabam em nossos oceanos. Na verdade, os canudos estão entre os 10 primeiros colocados na lista da Ocean Conservancy dos itens mais encontrados em meio à limpeza internacional da costa.

4. Desligue seu carro!

Manter seu carro parado enquanto espera alguém pegar algo em uma loja não é bom para o planeta. Se a cada 10 minutos seu motor é desligado, você evita que um quilo de dióxido de carbono seja liberado no ar.

5. Use água fria para lavar suas roupas

Além de evitar que suas roupas desbotem rapidamente, o que dificulta a necessidade de substituí-las, o uso de água fria para lavar suas roupas também é benéfico para reduzir o consumo de energia. Isso ocorre porque o aquecimento de água é responsável por  90% da energia usada para lavar uma máquina de lavar roupa e  12% da conta de energia doméstica.

Existem muitas outras coisas que você pode fazer… Mas começar com esses pequenos hábitos, já vai ajudar e muito o meio ambiente!

Voltar

Compartilhe com seus amigos

0 Comentario(s)

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *