Como perdoar

Quando alguém magoa a gente, nosso instinto pergunta: será que a pessoa que fez isso foi por querer? Sua intenção foi nos fazer mal deliberadamente? Por que?

Muitas vezes as pessoas simplesmente estão alienadas, focadas em si mesmas e nem percebem o que fizeram. Ou talvez estejam passando por momentos delicados e não conseguem ver a extensão da sua atitude. Mas antes de reagir é preciso um momento de reflexão. Vale a pena o confronto? Vamos alimentar uma inimizade?

Às vezes parece impossível superar a nossa raiva. Nessa hora é bom respirar fundo e tentar analisar o que aconteceu. O que é melhor, perdoar e esquecer ou carregar o peso dessa mágoa dentro da gente? Aqui vão algumas ações que podem fazer seu coração ficar mais leve.

Tentar se colocar no lugar do outro

Cada um de nós está na sua própria jornada. E mesmo seguindo rotas diferentes, estamos todos mudando constantemente e esperamos evoluir. Talvez quem nos magoou não tivesse intenção, mesmo assim suas ações machucaram você. Pode ser também que a intenção da pessoa fosse realmente a de ferir, fazer mal, que também faz parte da vida. Você no lugar dela, com as mesmas circunstâncias, como teria agido?

Se colocar no lugar do outro é difícil, e a pergunta sempre é esse erro poderia ter sido cometido por você? Você já pensou que também pode ter magoado alguém?

Lembre-se que sua atitude muda o jogo. Você passa o que deseja receber

E se você feriu alguém, mesmo sem querer, que reação essa pessoa poderia ter?Você quer ser perdoado, você gostaria da compreensão do outro, mas você seria capaz de fazer o mesmo?

Você consegue dar à pessoa que o magoou exatamente o que você queria que ela te desse?

Ore para ele por quanto tempo você conseguir

Uma oração, seja qual for sua religião, pode tirar o peso dessa raiva dentro de você. Reze e eleve seu pensamento para quem te magoou. Essa oração pode ser da forma mais simples, apenas suas palavras para inverter um sentimento ruim.

O que importa é mudar o que você sente. A positividade em vez de focar no lado negativo, ajuda a sair dessa situação. E ficar mais forte com esse aprendizado.

Livre-se da raiva

Agora, depois de perdoar, você precisa limpar e aliviar sua alma.  Você faz isso pra você mesmo, pra não guardar mágoa, rancor, amargura. Coisas que só fazem mal. Não permitir que uma lembrança ruim se torne uma rotina, não culpar ninguém por sua dor. A gente pode crescer mesmo com o coração machucado. Você junta os pedaços e cria um novo desenho.

Perdoar e esquecer vão deixar seu coração mais leve.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

5 Comentario(s)

Janete Silveira disse:

Acredito que sempre se colocar no lugar do outro, esse seja o caminho para cura da mágoa, para perdoar o outro e a si mesmo.

Elaine (Nanny) disse:

Esse é um grande aprendizado difícil de ser colocado em prática. Porém vale a pena pq perdoar é esquecer.

Ruth Nunes disse:

Realmente isso acontece muito comigo ! E ficar calada e dar a volta por cima ! Gostei !

Lucienne disse:

Priscila! Parabéns pelo seu entendimento. Às vezes é mais fácil falar e menos fácil sentir mas tudo começa com o pensamento e com o que falamos. Tenha uma vida linda! DEUS abençoe!

Priscila Cristine Luiz da Silva disse:

Exatamente…no momento, estou buscando me reequilibrar devido o término de um relacionamento, sem o mínimo de cuidado, carinho ou respeito. Apesar dos ferimentos, tenho plena consciência que o ciclo se encerrou e que Deus tem outros planos para a minha vida. Ficam as bênçãos e lições para o fortalecimento e a vontade de seguir em frente. Cada um tem o seu tempo de evolução e doa aquilo que seu coração está cheio. Eu acredito na força do amor!

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PETs

Sexo