Você mora onde é melhor?

Muitos profissionais já desistiram de boas oportunidades de trabalho em razão da condição de ter que se mudar para outra cidade ou estado. A necessidade de mudança ou a distância da família são motivos razoáveis para não aceitar alguns convites, mesmo que incluam bons pacotes de benefícios. Mas, com tantas cidades oferecendo inúmeras oportunidades de emprego e diferenciais de qualidade de vida Brasil afora, você deve se questionar se está mesmo vivendo onde deveria.

Será que vale a pena mudar completamente de vida, deslocando geograficamente toda a rotina familiar, em troca de pequenos incrementos na remuneração? Não, esse não é o único critério para sua decisão. Além do aumento na renda, você deve analisar o pacote de benefícios, a queda no custo de vida e a possibilidade de ter uma rotina mais saudável para toda a família. Mais importante ainda é levar em consideração se sua nova oportunidade irá lhe proporcionar condições de mostrar qualidades suas que hoje não aparecem em seu trabalho. Isso deve lhe abrir mais portas e lhe dar mais oportunidades de escolher, futuramente, onde viver com a família.

A resposta à pergunta que abre o parágrafo anterior tende a ser que sim, vale a pena mudar de vida. Ou melhor, valeria, se você estivesse preparado para a mudança. Um grave erro cometido por muitos profissionais em fase de crescimento na carreira é adotar um padrão de vida que engesse suas escolhas.

O melhor exemplo disso é a compra da casa própria financiada. Ao assumir compromissos de longo prazo, qualquer necessidade de mudança implica em significativa perda financeira. Lembre-se que, ao revender a casa que você ainda não acabou de pagar, o novo proprietário não lhe pagará o que você desembolsou em juros – que são, por sua vez, a maior parte do valor pago em financiamentos de longo prazo.

Os maiores impedimentos contra boas propostas de trabalho são criados por nós mesmos, a partir de escolhas impulsivas que conflitam com os interesses profissionais. Se você ainda está batalhando por transformações em sua carreira, em busca de aumento e novas oportunidades, evite assumir compromissos fixos. Tenha uma vida financeiramente mais leve, vivendo em imóvel alugado, preferencialmente próximo ao trabalho, sem gastar com transporte e acumulando reservas financeiras para o dia em que a moradia comprada for a definitiva. Se o melhor lugar para você trabalhar nem sempre é onde você mora, esteja preparado para as oportunidades.

GUSTAVO CERBASI Especialista em Inteligência Financeira www.gustavocerbasi.com.br
Voltar

Compartilhe com seus amigos

1 Comentario(s)

Fernanda disse:

Texto maravilhoso !!! Amando o site e os vídeos no YouTube!!! Gratidão por compartilhar do conhecimento !!!

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Blog da Bruna