Senso de realização ou conquista

Embora o senso de realização seja o último componente da felicidade, segundo o modelo PERMA, nenhum dos cinco componentes é mais importante ou está de qualquer forma a frente de outro.

Sentir-se realizado tem a ver com a forma com que interpretamos os acontecimentos ao longo de nossa história. Enquanto algumas pessoas naturalmente absorvem o lado positivo da maioria dos eventos, outros memorizam aquilo que não deu certo, as dores e derrotas.

Seguindo algumas dicas simples, podemos aumentar nossa capacidade de absorver o que há de melhor em nossa experiência quotidiana e, com isso, ampliar nosso senso de realização e conquista.

Relacione metas com valores: Conheça seus valores e trace metas que façam sentido com seu propósito. Buscar ou conquistar um resultado desconexo de seus valores não lhe trará maios realização. Faça do bem-estar um objetivo: Buscar auto conhecimento, crescimento pessoal e melhores relacionamentos estimulam nossa sensação de realização. Em outras palavras, aplicar-se para viver com mais PERMA – emoções positivas (positive emotions), dá bons frutos.

Procure o lado bom dos acontecimentos: Se deixarmos no automático, iremos dormir todas as noites relembrando o que erramos e o que não deu certo no dia. Procure ativamente se lembrar, diariamente, mesmo nos piores dias, pelo menos três acontecimentos positivos, que deram certo. Ao longo do tempo, esse simples exercício vai criar uma nova ponte neural capaz de focar ativamente no lado positivo.

Defina-se sub metas: Divida para conquistar. Quebre suas metas de longo prazo em sub metas mais próximas, factíveis e palatáveis. Use cada conquista como um degrau para o próximo passo. Dê tempo ao tempo e respeite o ritmo natural da vida — um passo de cada vez.

Defina metas SMART: Ou seja, metas devem ser específicas, mensuráveis, realizáveis (factíveis), relevantes, com tempo de duração. Cuidado para não confundir metas com sonhos!

Adote um mindset de crescimento: Aceite os erros e fracassos da vida como etapas necessárias para o nosso crescimento. Você não é o erro ou fracasso, mas pode sim ser uma pessoa cada vez melhor e maior se escolher ativamente aprender com cada acontecimento. Use o que aprendeu para se tornar o que quer ser.

Henrique Bueno Especialista em Felicidade e CEO do Wholebeing Institute Brasil - www.henriquebueno.me | hbueno@me.com

 

Voltar

Compartilhe com seus amigos

1 Comentario(s)

Sienna disse:

Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that it’s really informative.
I am gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future.

Numerous people will be benefited from your writing.
Cheers!

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Blog da Bruna