Respeitar opiniões diferentes

Posso não pensar igual a você, mas é fundamental te respeitar. Realidades e ideologias diferentes da nossa às vezes geram conflitos ou parecer estranho pra muita gente.

Compreender as diversidades, conhecer e aceitar diferentes formas de pensamento, ideologias e costumes é um grande desafio. E quando a gente transporta isso para o ambiente de trabalho, a coisa complica, porque o convívio é constante.

A arte da convivência

Não estamos sozinhos no mundo, não somos os donos da verdade, não somos ilhas isoladas, mas pertencemos todos a um grande continente, onde existe de tudo e tudo precisa conviver em harmonia.

Quem não consegue aceitar as diferenças, vai sofrer continuamente com a própria inflexibilidade.

Conviver é um longo aprendizado, com altos e baixos, brigas e confrontos. acontece em todo lugar, mesmo nas relações de maior intimidade. Porém quando o amor é que une, a coisa, por mais complicada, simplifica.

Mas nas relações profissionais, onde realidades nos são impostas e somos obrigados a enfrentar outras selvas, muitas vezes o desgaste é enorme.

Colegas, vizinhos, conhecidos, em todas as áreas temos que exercitar a aceitação, compreensão e adaptabilidade.

E lembrar que os animais que mais se adaptam, são os que melhor sobrevivem.

Tolerância 1000

Uma frase resume tudo: “Eu não concordo com nada do que você diz, mas defenderei até o fim o seu o direito de falar” Aplicar isso como norma de comportamento é um grande exemplo de civilidade.

Essa é a base da tolerância, da democracia, do respeito ao outro e aos princípios que formam uma sociedade justa.

Aprender a ouvir não é fácil, aceitar opiniões diferentes das nossas, então é quase impossível.

Mas podemos ampliar a nossa cabeça, entendendo os motivos que levam aquela pessoa a pensar daquele jeito. Muitas vezes é na diferença que um mundo novo se descortina.

E um bom trabalho precisa ter inovação.

Vamos abrir as portas internas e dar espaço para um pensamento liberal, tolerante, inclusivo e mais inteligente.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

21 Comentario(s)

Adenilton Pacheco Novais disse:

O poeta Adenilton quer usar o ponto de exclamação!!! Admiração, pelas lindas expressa palavras dos nobres cavalheiros, e Dama.
Meu dignifico respeito a todos por interagir com qualidades.
Amplexo a todos

Lourdes Cunha disse:

Esse texto é excelente para ser passado nas escolas, porque ser tolerante é um aprendizado que começa também nas escolas. Passei o texto para minha filha que é professora e as vezes se vê diante de discussões e até de insultos por diferentes opiniões entre seus alunos.

José G Coutinho disse:

Eu respeito qualquer opinião contrario a minha porque temos de entender que somos unicos nessa vida não existe outra ser humano igual a min.
Assim como asminhas opiniões em determinados assuntos cada um tem sua opinião isso e democratico respeitar as opiniões dosoutros so assim as nossas tambem seram respeitadas.
Abraço a todos

Bob disse:

Às vezes, precisamos dizer, por caminhos tortuosos, coisas muito simples, mas, na minha humilde *opinião* “o que mais reforça nosso direito de opinar é ouvir e respeitar a opinião das outras pessoas”. Só isso.

Diogo Santos disse:

Delculpem lá, mas eu não vou respeitar ninguém isto porque digo já hoje em dia os Jovens não se interessam por anda nem por ir a palestras de autismo ninguém podem e ninguem vai nem mesmo apoiar de verdade só se interessam com playstations filmes e coisas fine. E o resto são cantigas sao uns mauzaos eles.

EDSON LIOICHI YOKOTA NETO "Dr. Ed" disse:

Artigo muito bom!

Ricardo disse:

Pra mim o novo é a palavra de Deus, sempre foi. Não posso querer comparar Deus com quem ele mesmo criou.

Adenilton Pacheco Novais disse:

poeta Adenilton.
Quero parabenizar aos escritores, pessoa que utiliza palavras escritas, com várias técnicas e uso de vários estilos, para comunicar ou passar ideias.
Estou encantado, que atrai, arrebata, seduz meu coração com tantas palavras lindas.

Vera Fernandes disse:

Estou conhecendo hoje essa página, amei o texto. Porém ambas partes tem que ter o limite si não tiver, saem do controle.

Mineiro disse:

Muito interessante, agora o mais importante é s lembrar disso quando for comentar qq assunto nas redes

Adenilton Pacheco Novais disse:

Poeta Adenilton.
Opiniões é um direito de se manifestar diante da opinião do outro, sempre respeitando o espaço, e ideias, concorda quem quiser, mas saiba que opiniões tem que se aprofundadas nas normas constitucional do nosso pais Brasil.

Luiz Carlos disse:

Ainda ouvi hoje de um autista: Respeitar os diferentes é um compromisso moral.

Florença Jamba disse:

A vida é uma escola de constante aprendizado e aprender a escutar e ser tolerante às opiniões alheias é o meu maior desafio nesta caminhada! Amei o blog.

Luiza Garcez disse:

Amei👏

Antonio disse:

Devemos respeitar as opiniões as pessoas que as tem,isso não significa que tenho que concordar,e nas opiniões divergentes nasce um novo ponto de vista .
Que nossas opiniões seja impostas pelo cconvecimentos. Querer impor nossa opinião é ser intolerante. Sem respeito as dos outros.

Márcia Malheiros disse:

Sou novata nesta rede.estou muito entusiasmada e este texto foi um alimento para meu espírito bjs continuarei curtindo a página

Malu Also disse:

Maravilhoso, estou de acordo.. Sempre penso, concordar 100% com os outros é dificil, mesmo porque temos o nosso proprio ponto de vista. Mas, RESPEITAR É Fundamental.

Anna Soares disse:

Erro perdoe o aceitar opiniões diferentes é possível sim basta entendimento diplomático.

Anna Soares disse:

RESUMIMDO RESPEITO.AS OPINIÕES ALHEIAS …SABER ESCUTAR E DAR NOSSA OPINIÃO QUE NÃO TEM.Q PREVALECER SOMOS UM.NUM.TODO.INDIVIZIVEL.PESSOAS ESTRANHAS NÃO EXISTEM CADA UM.TEM.QUE SER O QUE É JRSUS PREGA A LIBERDADE DENTRO.DE UMA AUTO ESCOLHA A SEGUIR AO PONTO DE VISTA DE CADA AMOR CONVERSAR NÃO.GUARDAR MÁGOAS JAMAIS SIMPLES ASSIM.ESCLARECER OS PONTOS Q AGRADAM OU NÃO É COM.ISSO CHEGARM9S A UM ACORDO ALI.AGORA ..MAO CONCORDO Q ACEITAR OPINIÕES DIFERENTES SEJA IMPOSSÍVEL.SABENDO TOLERAR TER PACIÊNCIA COLOCAR SE NO LUGAR DO.OUTRO TODO CICLO É RENOVÁVEL DEIXANDO SEMPRE COM.DOCILIDADE A YRANSPARENCIA COM A GENTILEZA AO FALAR RESPEITANDO SE SE SOBRESSAIR.ISTO É CIVILIDADE
.ADAPTABIL8DADE ACHO NECEDSARIA COM TODAS AS PESSOAS UMAS RESPEITANDO AS OUTRAS.ACEITAR AS DIFERENÇAS EDUCADAMENTE É SER FLEXÍVEL..COM.SENSATEZ E DOÇURA.A convivência sociável deve sim.haver mas dentro do lar OLHO.no.olho.e uma boa conversa RESPEITANDO a maneira de SER do outro e fundamental.
..valorizar amar respeitar conversar transparência ser amada são questões primordiais .Realmente em relações de trabalho tudo é muito tenso então estabelecer o bem estar da pessoa dar a atencao devida a HARMONIA dentro de casa são fundamentais .bjs amada linda Bruna …🐕🎸🎶😍

Solange Cosini disse:

Perfeito…

Elides Rodrigues disse:

Adorei o texto! Penso que sempre devemos ouvir , para poder se fazer escutar . Comecei hoje a curtir a página, espero aprender muito com ela .🔝🔝👏👏

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Blog da Bruna