Por que tantas mulheres maravilhosas são xingadas de “Velhas Ridículas”?

As próprias mulheres criticam, julgam e xingam de “velhas ridículas” outras mulheres que usam roupas e têm comportamentos considerados “inadequados” para a idade

Xuxa resolveu compartilhar em seu Instagram uma foto de biquíni na praia sem uso de nenhuma maquiagem, mostrando todas as suas “imperfeições”. Logo em seguida começaram os comentários cruéis: “Tá velha ridícula”. “Meu Deus Xuxa, você está velha demais!”.

Recentemente, em entrevista ao Fantástico, Xuxa contou os ataques que sofre nas redes sociais:

“Eles falam: ‘Meu Deus, como você está velha. Como você está acabada’. É impressionante que se eu boto, em questão de segundos eles começam a meter pau, porque sabem que de repente, isso vai chamar mais minha atenção do que um ‘eu te amo, eu te adoro’”.

Madonna já foi chamada inúmeras vezes de “velha ridícula”. Durante a entrega de um prêmio da revista musical “Billboard” em 2016, Madonna disse que a sociedade permitia às mulheres serem “lindas, dóceis e sensuais”, mas não que expressassem suas opiniões ou fantasias sexuais.

“E, finalmente, não envelheça. Porque envelhecer é um pecado. Será criticada, será desprezada e, definitivamente, não tocarão sua música no rádio”.

A apresentadora Carla Vilhena recebeu uma mensagem ofensiva no Twitter: “Carla Vilhena depois que virou uma baranga velha resolveu ser lacradora. Pelancuda ridícula”.

Mulheres (famosas ou não) são xingadas, inclusive por outras mulheres, de serem “ridículas” em função de seus comportamentos, escolhas e roupas. Lembra do caso da atriz Betty Faria que foi acusada de ser uma velha ridícula por ir à praia de biquíni como sempre fez durante toda a vida?

Ela reagiu firmemente aos xingamentos:

“Velha baranga, sem espelho, e outras ofensas que, passada a raiva, me fizeram pensar na burca. Então querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade? Depois de tantas restrições alimentares, remédios para tomar, exercícios a fazer, vícios a evitar, todos próprios da idade, ainda preciso andar de burca? E o prazer, a alegria, meu humor?”.

O que você acha pior ao envelhecer: continuar tendo comportamentos, atitudes e roupas consideradas de “jovem” ou mudar completamente de estilo em função do medo de ser xingada de “velha ridícula”?

Você já foi xingada de velha ridícula?

Mirian Goldenberg Antropóloga e pesquisadora sobre envelhecimento e felicidade - miriangoldenberg@uol.com.br

 

Voltar

Compartilhe com seus amigos

1 Comentario(s)

Eunice disse:

Sim,já fui xingada,me magoou porém me levantei

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Alimentação