A Curva da Felicidade

Você conhece a curva da felicidade?

Pesquisas realizadas por economistas em oitenta países, com mais de 2 milhões de pessoas, encontraram um padrão constante. As pessoas mais felizes são as mais jovens e as mais velhas, e as menos felizes são as que estão entre 40 e 50 anos. Os pesquisadores descobriram uma curva da felicidade no formato da letra U. A felicidade é maior no início da vida, diminui ao longo dos anos, chegando ao seu ponto mais baixo em torno dos 45 anos, e, depois disso, começa a crescer. Os mais velhos, se tiverem uma boa saúde, estabilidade financeira e segurança afetiva, podem se sentir tão felizes quanto os mais jovens.

Eu também encontrei uma curva da felicidade entre as mulheres brasileiras que venho pesquisando há mais de trinta anos. As que têm entre 40 e 50 anos são as que estão mais infelizes, insatisfeitas, frustradas, deprimidas e exaustas.

Elas reclamam, principalmente, de falta de tempo, falta de reconhecimento e falta de liberdade. Muitas mulheres afirmam que falta tudo!

Perguntadas sobre o que mais invejam nos homens, elas responderam, em primeiríssimo lugar: liberdade. Em segundo, disseram: fazer xixi em pé. Elas também invejam a liberdade masculina com o próprio corpo, a liberdade sexual, a liberdade de brincar e rir de qualquer bobagem e muitas outras liberdades.

Quando perguntei aos homens o que eles mais invejam nas mulheres, eles responderam simplesmente: nada.

Quando perguntei o que as mulheres mais invejam em outras mulheres, elas responderam: corpo, beleza, juventude, magreza e sensualidade.

O corpo invejado por elas é jovem, magro e sensual. No Brasil, este modelo de corpo é considerado um verdadeiro capital, uma riqueza.

As mulheres brasileiras estão entre as maiores consumidoras do mundo todo de cirurgia plástica, botox, tintura para cabelo, remédios para emagrecer, moderadores de apetite, medicamentos para dormir, antidepressivos e ansiolíticos. São também as que estão mais insatisfeitas com o próprio corpo, e as que mais deixam de sair de casa, ir a festas, e até mesmo de trabalhar, quando se sentem velhas, gordas e feias.

Mas eu tenho uma ótima notícia para vocês.

Tudo começa a melhorar, e muito, depois dos 50 anos, e a curva da felicidade começa a subir. Muitas mulheres afirmaram:

“Este é o melhor momento de toda a minha vida. Nunca fui tão feliz. É a primeira vez que eu posso ser eu mesma. Nunca fui tão livre”.

Termino, então, com uma pergunta para vocês:
“Por que precisamos esperar tanto tempo para descobrir que a melhor rima para felicidade é liberdade? E que rir muito, especialmente junto com as amigas, é sempre o melhor remédio?”.

Felicidade
Liberdade
Amizade
Envelhecimento
Beleza

Mirian Goldenberg Antropóloga e pesquisadora sobre envelhecimento e felicidade - miriangoldenberg@uol.com.br
Voltar

Compartilhe com seus amigos

13 Comentario(s)

Mirian Goldenberg disse:

Querida Aparecida, Fico muito feliz de saber que você gosta muito das minhas palestras e textos. É sim a minha missão buscar ajudar as mulheres e homens a serem mais livres e felizes. Um beijo carinhoso, Mirian

Sônia Regina Ferreira Queres disse:

Fiquei muito feliz em ver como as mulheres estão mudadas atualmente,concordo plenamente com tudo que acabei de ler em todos os depoimentos, eu já estou com 61 anos de idade e me sinto completamente feliz, para mim a felicidade está nas coisas mais simples que existem, me considero uma mulher bonita apesar das celulites risos, sei que isso é natural mesmo assim tenho um corpo bonito, se tivesse condições financeiras gostaria de tratar porque trato das pessoas com as minhas mãos de esteticista, mas não consigo cuidar do meu próprio corpo com as minhas mensagens.Creio que a felicidade está num sorriso numa gargalhada junto da pessoa que está do seu lado, pode ser seu namorado um filho uma amiga, para mim sorrir sempre é sem dúvida o melhor caminho e o melhor remédio, por isso me considero uma pessoa muito feliz, todos à minha volta comentam que me acham muito feliz, até o meu neto diz que eu vivo rindo à toa e isso é muito gostoso, agora aqui neste momento estou muito feliz de estar participando desses comentários, a curva da felicidade realmente é na juventude e depois dos 50 anos, eu nunca fui tão feliz em toda minha vida, espero ter participado de uma forma bastante proveitosa um beijo grande no coração de todas as mulheres e vamos ser felizes buscar a felicidade nas pequenas coisas e mais simples do mundo porque aí que está a verdadeira felicidade…

Sônia Regina Ferreira Queres disse:

Fiquei muito feliz em ver como as mulheres estão mudadas atualmente,concordo plenamente com tudo que acabei de ler em todos os depoimentos, eu já estou com 61 anos de idade e me sinto completamente feliz, para mim a felicidade está nas coisas mais simples que existem, me considera uma mulher bonita pesada e celulites, sei que isso é natural mesmo assim tem um corpo bonito, se tivesse condições financeiras gostaria de tratar porque trato das pessoas com as minhas mãos de esteticista, creio que a felicidade está num sorriso numa gargalhada junto da pessoa que está do seu lado pode ser seu namorado um filho uma amiga, para mim sorrir sempre é sem dúvida o melhor caminho e o melhor remédio, por isso me considero uma pessoa muito feliz todos à minha volta comentam que me acham muito feliz até o meu neto diz que eu vivo rindo à toa e isso é muito gostoso, agora que neste momento estou muito feliz de estar participando desses comentários, a curva da felicidade realmente é na juventude e depois dos 50 anos, eu nunca fui tão feliz em toda minha vida, espero ter participado de uma forma bastante proveitosa um beijo grande no coração de todas as mulheres e vamos ser felizes buscar a felicidade nas pequenas coisas mais simples do mundo porque aí que está a verdadeira felicidade…

SANDRA RITA disse:

Acho que a felicidade só se exteorizara ,se vc tem planos e objetivos pra vc .
A luz de dentro se expande sempre do lado externo .
No sorriso, no brilho olhar no corpo …respeitando sua individualidade e não das revistas de moda .
Eu sou eu ,sou um ser presente e vivo o aqui e o agora
Pra mim é o ser presente.
O divino absoluto e o poder deus conosco .
Nunca se esqueça ajudar amar todos seres com vida universo num amplo.olhar .
Avante meninas felicidade está nas pequenas coisas simples do dia
Um.por sol ….um gelatto .uma gargalhada .
Família, amigos e viagens .
Pra que vc quer ser modelo …
Modelo ninguém nunca será igual a ninguém.
Se respeite ,respeite seu corpo e seu genético.
Ame vc e depois se encontrar um homem a sua altura ..curta .
Senão antes só que mal amada .
Mulher e pra ser valorizada sempre .
Não escrava empregada homem algum
Fiquem atentas sempre .
Boa sorte nos t todos maravilhosas mulheres do bem
Feliz 2021 .
Bora ser feliz sempre .
Sandra

Georges Robert Efstathiou disse:

Botox, corpos perfeitos, falta de auto estima….O povo brasileiro, é muito ligado na beleza exterior.Muitas vezes , em sua maioria as mulheres.Pra mim….cada mulher tem sua beleza.Gordinha, baixinha, de qualquer cor do arco iris.Eu concordo, que os 50 anos traga uma lucidez maior e uma liberdade,tb.Eu espero que os velhos padrões de beleza, virem cinzas.E que as portas se abram pra qualquer tipo de beleza.E tb, que o nivel de felicidade, aumente entre as mais jovens.Perfeição é chata.❤❤❤❤

Ana Maria Oliaz disse:

Eu concordo…
Mulher é um ser extraterrestre e muito difícil..
Ela tem que ser perfeita
Depois ela mestrua e tem cólicas!
Depois é uma jovem linda que fica em frente de um espelho turvo.
De repente estuda e trabalha e vê se com 1.2.3.filhos e um marido para cuidar e para piorar ainda tem que lidar com crises exestenciais dele e dela e de todos os filhos!
Qual homem inveja esta vida de cuidadora toda a vida?
Logo vem a monopausa e os kilos a mais e toda a insegurança ao perder a juventude e como se não chegasse ainda as rasteiras hormonais e as emoções à flor da pele e a vida dos filhos que seguem sem ela.
Perdida tenta recuperar se.. pinta aqui.. arranja ali..se não tem bons genes não há muitos milagres!
Mas se é bem amada e respeitada e tem uma vida estável e pessoas que a amam e riem com ela.. independente da sua classe social,educação e empreendedorismo..podemos dizer eu sou minimamente feliz.. A beleza e o cuidar é importante, mas há muito mais.. introspecção, adquerir conhecimento dá tanta felicidade e paz!

Maria Ignez Molina Sansone disse:

Acredito que a liberdade, a felicidade, a beleza e tudo que pode nos fazer muito felizes, estao dentro de nós. Quando entendemos o que representa nossa conexão com o Divino, vamos nos despojando do superfluo e caminhando para a felicidade plena.

Fran disse:

Talvez porque antes não conseguimos parar para pensar pois estamos correndo atrás de ganhar dinheiro e nem pensamos que também vamos envelhecer.

Angela Nascimento disse:

Texto maravilhoso, porém triste realidade da mulherada. Eu lendo esse texto vi, o quanto tenho que agradecer à Deus, pois sou muito feliz,”liberdade é algo principal em minha VIDA”. Eu me ❤…e desejo à todas que se amam também! # liberdade começa de dentro para fora… Ninguém te dá liberdade, você já às têm dentro de você.. 💋 no coração de cada um que lê este texto…e parabéns pela pesqyisa…meu muito obrigada!..

Edna Toffanetto disse:

Gostei desde texto,ele diz exactamente o que acontece na vida da Mulher,más não diz em nenhum momento, nada con relação á inteligencia e poder da Mulher,isso muda tdo,pque fala mto do exterior,qdo na vde,é do interior que vem tdo o que faz a diferença numa Mulher.

Aparecida Freire. disse:

Dra. Mirian, admiro muito seus textos, suas palestras. Você tem o dom de despertar nas pessoas essas verdades que só a alma humana conhece. Considero o seu trabalho uma missão, é uma bênção, um despertar. Continue espalhando o seu conhecimento. Nós nos enriquecemos e precisamos disso. Parabéns.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Alimentação