Mensagem da pandemia

Nesse momento alarmante que vivemos, com suas consequências e significados, compartilho com vocês essa reflexão da psicóloga italiana Francesca Morelli, que reflete o pensamento da nossa Rede Felicidade, buscando novos ângulos e perspectivas para o nosso cotidiano.

“Eu acho que o universo tem sua maneira de restaurar as coisas para equilibrá-las de acordo com suas próprias leis, quando elas são alteradas. Os tempos em que vivemos, cheios de paradoxos, alimentam o pensamento…

Numa época em que as mudanças climáticas atingem níveis preocupantes devido aos desastres naturais que estão ocorrendo, a China em primeiro lugar e muitos outros países depois são forçados a bloquear; a economia entra em colapso, mas a poluição diminui consideravelmente. A qualidade do ar que respiramos melhora, usamos máscaras, mas ainda respiramos …

Em um momento histórico em que certas políticas e ideologias discriminatórias estão surgindo em todo o mundo, aparece um vírus que nos faz experimentar que, num piscar de olhos, podemos nos tornar os discriminados, aqueles que não têm permissão para atravessar a fronteira, aqueles que transmitem doenças. Mesmo sendo branco, ocidental e com todos os tipos de luxos baratos que temos ao nosso alcance.

Em uma sociedade baseada na produtividade e no consumo, na qual todos passamos 14 horas por dia correndo, não sabemos muito bem para onde, sem descanso, sem pausa, de repente somos forçados a parar. Recolhidos em casa, dia após dia. Contando as horas de um período do qual perdemos o valor, se não for medido em algum tipo de remuneração ou em dinheiro. Ainda sabemos como usar nosso tempo sem uma finalidade específica?

No momento em que os pais, por motivos maiores, costumam delegar seus filhos a outras pessoas e instituições, o Coronavírus força as escolas a fecharem e nos obriga a buscar soluções alternativas, coloca os pais juntos aos seus filhos. Nos obriga a sermos família novamente.

Numa dimensão em que as relações interpessoais, a comunicação, a socialização, são realizadas no espaço virtual das redes sociais, dando-nos a falsa ilusão de proximidade, esse vírus nos tira a proximidade verdadeira e real: sem toques , beijos, abraços, tudo deve ser feito à distância, na frieza da falta de contato. Quanto de nós damos a esses gestos seu verdadeiro significado?

Numa fase social em que o pensamento sobre si mesmo se tornou a norma, esse vírus nos envia uma mensagem clara: a única maneira de sair disso é fazer ressurgir em nós a sensação de ajuda ao próximo, de pertencer a um coletivo, ser responsável e fazer parte de algo maior, que por sua vez, é responsável por nós. Co-responsabilidade: sentir que suas ações influenciam no destino das pessoas ao seu redor e que você também depende delas.

Vamos parar de procurar culpados ou nos perguntar por que isso aconteceu e começar a pensar sobre o que podemos aprender com tudo isso. Todos temos muito em que refletir e nos empenhar. Com o universo e suas leis, parece que a humanidade já está bastante endividada e que essa epidemia está chegando para nos explicar, a um preço caro.”

Voltar

Compartilhe com seus amigos

52 Comentario(s)

Alan silva disse:

Agora E só espera

Jane Kelly disse:

Devemos parar pra pensar que querendo ou não tem gente dependendo da gente e a gente tbm tá dependendo de alguém
Não podemos fingir que não sabemos que tá acontecendo algo, mais mesmo assim temos que seguir em frente e rezar pra que isso acabe logo e a gente possa voltar não a ser o que era antes, mais sermos melhores do que éramos

Daniel de barros araujo disse:

Te fe em deus

Sara Alves da rocha disse:

Legal todos nós vamos superar essa crise juntos estou com muitas saudades

ALEXANDRE disse:

SÓ TER FÉ

Guilherme fonseca souza disse:

E só ter calma ter fé em deus que essa pandemia vai acabar e só preciso ter calma

rayan disse:

com isso aprendemos respeitar o próximo, aproveitar bastante a nossa família e nos proteger e proteger os outros usando mascara e se higienizando direito e e ter fé para que essa pandemia passe logo.

Matheus Vieira disse:

Acho que devemos levar mais a sério essa fase da pândemia,pessoas estão sendo isoladas,até mesmo perdendo seus familiares,para essa doença terrível,que veio para modificar o mundo,por isso devemos ter mais humanidade e empatia

Gustavo Henrique Alves Souza disse:

Acho que devemos pensar nas nossas atitudes e respeitar a todos e a si mesmo.

Sara alves da rocha disse:

Acho que todos nós deveríamos ter fè e esperança de que tudo isso que agente ta passando e passageiro e agemte vai vencer essa pandêmia

Yan disse:

Na pandemia também temos que ver outros problemas além do covid-19 , como o desemprego

Gabriel disse:

Confrontou um pouco a pandemia

HEVELLYN ALVES disse:

APRENDI A DAR MAIS VALOR AO QUE TENHO E AO QUE AMO

Athila Vinicius De Sousa Xavier disse:

Eu aprendi é isso ensina a dar mais valor a que amamos pq o nosso mundo hoje está tendo um ótimo ano.

Iverly luiza disse:

Isso ensina a mais valor na pessoas que amamos ,e refletir um pouco com situação que estamos passando não é fácil.

Lurdimila Pereira de Souza disse:

Com tudo isso podemos aprender a dar mais valor ao próximo e a quem amamos, porque nesse tempo que estamos vivendo, sabemos que a vida é curta.

Ana Carolinne disse:

Isso nós ensinou que temo que ter fé e esperança que tudo vai passar

Ana Carolinne disse:

Isso nós ensinou que temo que ter fé e amor pelo próximo

Kaue disse:

Fica em ta sendo um experiência ate q dahora, mais fica longe de qm vc gosta é bem dicifil. Espero q acebe logo.

Arthur Eduardo disse:

Fé em Deus que tudo vai melhorar.

Lucas de Assunção Rocha disse:

Reflexão ótima um dia se Deus quiser a pandemia vai passar tenha fé Deus tá com nosco só crê no senhor que ele concertara isso tudo amém

Athila Vinicius De Sousa Xavier disse:

Pra aprender a não ficar resmungando que não quer ir pra escola

Milene disse:

Nós ensina a dar mais valor na vida enquanto podemos , em vez de ficar reclamando q poderia ser um pouco mais melhor , e sim agradecer pelo q temos e pelo q conquistamos ,e aproveitar cada momento com quem amamos ,antes q seja tarde!

Gustavo disse:

Pra aprender a nunca ficar resmungando dizendo q queria ficar em casa o dia inteiro q não quer ir pra escola.
Quer ficar em casa assistindo TV, mais agora tá querendo sair de casa nos momentos q não pode. Agora acostumar e parar de reclamar

Rubens disse:

Essa crise está nos fortalecendo todo dia mais

João Victor disse:

Estamos em um momento muito difícil, com várias pessoas morrendo, é isso nos mostra a dá mais valor as pessoas, e a pequenos gestos e etc…

Sidney Gustavo patrocínio da silva disse:

Isso serve para as pessoas que não tem imaginação para o mundo

Pablo Rocha Fogaça disse:

Ótima reflexão!

Raniely disse:

Essa doença veio para mostrar que a família e tudo que temos, porém só sabemos a importância disso quando já não podemos mais abraçar e ter por perto quem a gente ama .

Vitória veiga de sousa disse:

Bom acho que essa doença veio pra mostra pra pessoas que temos uma família em casa e temos que cuida dela
Só podemos confiar em uma pessoa e ela é Deus

Tiago leonel alves disse:

Que a familia deviam ficar juntos

Mateus disse:

Todos têm q ter fé em Deus,porque ele é o único q consegue tirá a gente desse vírus nojento

Anne disse:

Bom.. estamos vivendo um período difícil, que não podemos estar do lado de pessoas q amamos, mas com fé e consciência isso logo vai passar, precisa -se de mais pessoas com esse tipo de pensamento dessa psicóloga.

Rebeca disse:

Esse momento temos que apoiar quem está do nosso lado e ter certeza de que tudo isso vai passar logo,que possamos ter mais uma experiência como essa q estamos vivevendo.

PEDRO disse:

A felicidades e uma emoção que eu sinto quado eu faço augo que eu gosto
E só uma reflexão que eu deixo
Faça augo que ti tais bem não liga pra o comentário aleio

PEDRO disse:

A felicidades e uma emoção que eu sinto qua eu faço auto que eu gosto

Flávia disse:

Tudo isso está nos fazendo mais fortes, a aprender coisas novas, a pensar em coisas que fizemos, ter mais responsabilidade, é o momento de nós unirmos e nunca perder a esperança.

Ayuni Diniz Sousa disse:

Temos que aprender a ter fé, e entender que tudo isso vai passar. Que também temos que aproveitar quem está perto de nós,e fazermos coisas novas pra quando isso passar, nós termos adquirido mais experiência.

Larissa disse:

Ótima reflexão,que as pessoas fiquem no lado bom desta pandemia.

Christian Silva Reis disse:

Fé em Deus tudo melhore é volte ao normal

Elvis danilo disse:

Reflexão pensativa,otimo.

Kleydson Natanael disse:

Ainda tenho esperança

Maria isabela disse:

Bom,acho que a doença veio pra nos fazer realmente ter mais amor ao promixo e repensar nas atitudes das pessoas, e espero que ela passe antes do que esperamos

Yuri da Nobrega Miranda disse:

Eu quero esperança

Luis Fernando Bezerra de Lima Magalhães disse:

Esse pensamento que essa psicologa tem vai ser ótima para sociedade

Ana Lucia disse:

Quero ter esperança,

Douglas Hudson Jordão Navarro disse:

Desculpe, me enganei com o seu nome… Ser humano é assim mesmo.

Douglas Hudson Jordão Navarro disse:

Querida Luma…
Esse pensamento:
“Numa fase social em que o pensamento sobre si mesmo se tornou a norma, esse vírus nos…”
Ésse egoísmo vem do Mainstream Americano. Eles estão mudando a identidade de amor fraterno instituida pelos Jesuítas à partir de 1500. Estamos sendo levados a uma mesquinharia inerente aos Americanos que sao ensinados a competir esganiçadamente entre sí des de criança. É importante alertar a muitos dessa migração de comportamento. Bjoka.

Graça Assis Thaumaturgo disse:

Obrigada pela reflexão com elementos de alerta aos egoístas ou individualistas ou todos nós🙌👏🙏🌷

Heloisa Mendes disse:

Sim…existe uma ordem superior neste caos…e é nELA que devemos focar….

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *