Liberdade

O conceito de liberdade tem permeado minha vida.

Meu pai muitas vezes me disse, e repetiu nos seus últimos dias, que a maior herança que ele deixava para seus filhos era a noção de liberdade. Com isso ele descortinou um mundo novo para mim desde criança.

Eu vou falar no plano pessoal, por que no macro, no sistemas que existem no mundo, a liberdade é muito frágil, tênue, vigiada e tantas vezes inexistente. Mas é no micro, é no indivíduo que a liberdade tem que começar.

A busca do autoconhecimento, da atenção plena, da mindfulness, consegue detectar essas inúmeras prisões dentro de nós. A vida é cheia de ciladas que nos aprisionam, inclusive as boas, as coisas que a gente deseja, amor, trabalho, dinheiro, sucesso, reconhecimento, fama, posição social… tudo pode ser cilada… tudo pode virar prisão.

E quando você está aprisionado tanto dentro, nos seus compartimentos internos, como fora, vítima de pressões externas, você perde a possibilidade de fazer escolhas.

No plano pessoal, se cada um de nós conseguir descobrir um pouco da sua liberdade interior,  e souber respeitar a liberdade do outro, se cada um de nós buscar esse auto conhecimento e a compreensão do que significa ser um espírito livre, mesmo fazendo concessões, como todos temos que fazer, nós vamos conseguir viver no coletivo com mais equilíbrio.

E no âmbito social vamos lutar pelas coisas que a gente acredita. E luta pela liberdade, que é uma delas e é essencial. Quando cada um de nós descobrir, colocar em prática e respeitar a sua própria liberdade e a dos outros, também será respeitado e assim seria possível criar um círculo virtuoso.

Esse fluxo de energia já seria um grande começo pra um mundo com maior harmonia.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

7 Comentario(s)

Edenilson Carvalho disse:

AMANDO SEUS POSTS EM REDE SOCIAL COM #RedeFelicidade

Edenilson Carvalho disse:

Parabéns e sucesso em #RedeFelicidade . Beijos no seu coração . #edenilson de #Petrópolis RJ .

José Luiz disse:

Parabéns Bruna. Gostei muito do seu texto, bela reflexão. Deus te abençoe sempre.

Antônio Benedito neto disse:

Parabéns. Amei. Que Deus te abençoe e te ilumine com muita saúde e muitos anos de vida.

Ana Dantas disse:

A liberdade é a essência do homem, cabe a cada um descobrir a sua, não deixando aprisionada por agentes externos.Pois temos que conquistar e ter consciência da importância da mesma .

milu Figueiredo disse:

Muito bom obg

milu Figueiredo disse:

Muito bom ! Obg

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado.