Reconhecemos e valorizamos muito a Oratória e transformamos em parlatório os ambientes que frequentamos, sempre ávidos por manifestarmos nossas opiniões e posicionamentos acerca de qualquer assunto, basta ver a confusão dialética e por vezes conflituosas que a ágora virtual (redes sociais), se transformou!
Transbordamos em zilhões de bytes a vibração de nossas palavras, nem sempre construtivas. Por outro lado, pouco nos empenhamos para dedicar a atenção amorosa aos que sentem esta imensa necessidade de se expressar. Falamos muito de empatia (colocar-se na posição do outro), mas quando percebemos lá estamos a monopolizar novamente o “Poder do Verbo”. Queremos já ensinar ou apontar caminhos sem antes se fazer presente de corpo e alma na atenção ao que está sendo dito. Grande número de vezes quem desabafa seus problemas, medos, receios, deseja apenas este ato de amor, chamado escutatória. As próprias palavras e ideias pronunciadas, provocam o exercício de realinhamento dos sentimentos e da razão de quem os expressa.
É preciso treinamento para ser um “Ouvinte Atento”, requer primeiramente a capacidade de silenciamento interno e uma certeza de que não representa a solução do outro, mas antes, um anteparo, um espelho para a própria percepção e ajuste de quem consegue verbalizar seus processos internos. A Boa escutatória, tem seu divã na mesa de um bar, numa conversa em família, num passeio e em diferentes oportunidades, pode ser exercida.
Perguntas certas, podem gerar a confiança para que o peito carregado e os nós das gargantas de quem tem dificuldades para se expressar, soltem as amarras da mente e projetem seus fantasmas, medos e expectativas abrindo a oportunidade de se reorganizar o que for preciso.
Escute com seus “Ovidos Espirituais”, com sua “Sagrada Audição” e se prepare para que a voz que eventualmente precise fluir seja a voz da sabedoria do universo repleto de amor que tudo conhece, que tudo conduz! A Boa escutatória é aquela em que nos reconhecemos Instrumentos do amor divino no balanceamento energético do todo!
![]() Gilberto Lima Jr
Internacionalista, meditador, empreendedor dos segmentos de Inteligência Artificial, Automação, Blockchain e Biotecnologia
glima06@gmail.com / @gilbertonamastech |
Gostei muito de ler pois esse dom eu não conhecia e eu tenho ele o dom de ouvir o próximo, só ouvindo bem podemos expressar na verdade no puro amor divino…..