Aqui e agora

No dia a dia, nosso corpo está presente, mas nossa mente muitas vezes está em outro lugar, presa em projetos, em preocupações, prazos e pressões…  respiramos o tempo todo, mas sem prestar atenção, porque tantas vezes na vida agimos de um jeito tão mecânico, a gente fica plugado num automático e vai fazendo coisas, mas sempre pensando em outras, com a cabeça em outro lugar. Você já passou por isso, não é mesmo?

Estar presente no aqui e agora parece simples, mas é uma das mais difíceis tarefas do ser humano. Essa atenção plena, se chama mindfulness, que significa estar inteiro naquilo que estamos vivenciando.

Conscientizar o seu momento e prestar atenção na sua respiração significa estar presente. Isso muda o seu estar no mundo, a sua relação com as pessoas e acima de tudo, a sua relação com você mesmo.

E essa prática começa com a nossa respiração, que passa a ser uma respiração consciente. Quantas vezes num momento tenso, de estresse ou aflição, respiramos mal e até prendemos a respiração, sem perceber?

Respirar é uma forma de meditação.  Respirando, eu me conecto com o que cerca, com o universo e comigo mesmo. Respirando, eu me abro para a vida e faço ela fluir.

A prática é muito simples. Comece a prestar atenção plena em  você mesmo, na sua respiração em alguns minutos por dia. Repare o ritmo com que você inspira e expira. O exercício de respirar traz a plenitude do aqui e agora.

A vida é o momento presente. O passado já foi e o futuro ainda não está aqui. Transitar por eles, muitas vezes, nos faz perder o instante. Quem vive o aqui e agora, vive melhor, mais focado, no fluxo da existência.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

6 Comentario(s)

GUIOMAR BORGES disse:

Assistindo o Altas Horas em 03/Set/17 tomei conhecimento do Rede Felicidade. Estou adorando. Parabéns.

Ana Galvanho disse:

Assistindo o programa Altas Horas , fiquei curiosa de conhecer a rede felicidade e estou completamente apaixonada.
Obrigada por me proporcionar um momento maravilhoso.
Bjos

VIVIAN PHILIPSEN BRAUN disse:

Vendo o Altas Horas e resolvi conhecer a rede da felicidade…. feliz em fazer parte… gratidão!!!

Aurina disse:

Obrigada. Eu estava vendo o altas horas é a Bruna falou sobre esse site, entrei por curiosidade e acabei lendo o que precisava. Ando MUITO stressada porque tenho um curso e percebi ouvindo um áudio que eu mandei que eu não estou respirando mal. Ainda li outras coisas que eu amei. Obrigada

Gisele disse:

Verdade Bruna, estar presente no aqui e agora é um desafio, mas traz a plenitude, a saúde e o bem estar… A respiração é curativa! Gratidão:)

Adriana Araújo Vieira disse:

Meditação respiração metidacao respiração vinte minutos antes de levantar

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Jornadas de Conhecimento