A quebra da quarta parede e o amor

Já ouviu falar disso? A quebra da quarta parede no cinema é aquele momento em que o ator deixa de se comunicar apenas com os personagens do filme e passa a interagir com o público. Ele olha para a câmera e fala diretamente com o espectador, como se estivesse contando um segredo para a platéia. Esse movimento no cinema torna o público menos alienado e mais crítico. Provoca as pessoas a se sentirem mais participativas e a pensarem com o ator.

Quando quebramos a quarta parede do relacionamento fazemos um movimento similar, abrimos o campo de visão para a vida a dois. Rasgamos a tela das nossas projeções e os conceitos rasos sobre afeto. Abandonamos a ficção para explorar a realidade, a nossa, a do outro e a do amor.

Arrisco dizer que um número imenso de casamentos estão fechados no palco da encenação, encarcerados na inverdade, sufocados pela falta de intimidade emocional e aprisionados por toda essa inércia afetiva que cria o espetáculo entre dois estranhos que não ousam se conhecer.

O resultado disso é uma dura realidade, muitos casais se divorciam mesmo desejando muito que a história tivesse dado certo. Finalizam o enredo precocemente. Perdem a respiração quando ainda havia fôlego. A incapacidade de administrar as próprias emoções e a inabilidade de compreender o outro, promovem esse desfecho. Por isso eu defendo que o amor precisa ser educado e construído.

Sempre que nos dispomos a quebrar a quarta parede abandonamos os personagens, as idealizações, rasgamos as projeções e adentramos na vida de fato. Certamente correremos o risco de nos decepcionar com nós mesmos e com o outro diversas vezes. Tirar a roupa do corpo é muito mais fácil do que desnudar a alma. Mas será que existe algum outro caminho para chegarmos na pedra angular que edifica os relacionamentos verdadeiros, aqueles que não vivem de aparência, mas de essência? Penso que não.

 

Lígia Guerra Psicanalista e escritora - @ligiaguerra_
Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

André Meireles disse:

Cada dia na minha vida surgem novas ferramentas para entender e dar mais clareza nas nossas atitudes e na mudança nosso comportamento com todos do universos….para atingir a felicidade plena

Mara disse:

Perfeito👌

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PETs