Rações Fracionadas

As rações quando são vendidas em quantidades fracionadas são chamadas de ração a granel, ou popularmente rações à quilo. São amplamente difundidas em petshops e casas de ração.

O público na tentativa de economizar se ilude na compra fracionada, e acaba não percebendo que o valor por quilo talvez seja igual ou até maior do que uma ração fechada em pacote.

Esta prática traz inúmeros malefícios a saúde de seu animal de estimação, pois o produto exposto’ dessa maneira fica muito mais susceptível a contaminações.

A temperatura e a umidade são fatores ideais para fungos colonizarem a ração e favorecem o crescimento desses micro-organismos e podem produzir toxinas que são as responsáveis por diarréias, vômitos falta de apetite, perda rápida de peso, entre outras manifstações clínicas.

Em vários casos principalmente em filhotes a intoxicação aguda ou crônica por micotoxinas podem causar cancer e levar seu pet a morte.

Alguns motivos para não se comprar ração a granel:

• O contato da ração com a luz e o oxigênio também podem alterar a composição da ração, e podem diminuir os nutrientes, ou seja o cliente paga um valor por um produto que não corresponde ao original;

• A data de validade não está expressa e caso esteja pode ser facilmente recarregada por um produto vencido, ou seja, você poderá comprar um produto vencido;

• O saco de ração estará aberto e mesmo se você conhecer os peletes (grãos) da ração, nunca terá certeza que se trata realmente de tal marca;

• O cheiro e sabor da ração atraem insetos como baratas, formigas e moscas, trazendo risco aos seus pets ao ser consumida;

• Ratos também são atraídos por rações e sua urina poderá transmitir leptospirose ao seu cão e gato e por se tratar de uma zoonose, pode ser transmitida aos humanos trazendo riscos severos a saúde e levar a morte.

• Micotoxinas causadas por fungos, inúmeros animais morrem por estas intoxicações.

Caso alimente seus animais com ração, então que seja de uma marca confiável e que a embalagem esteja fechada.

Muitas pessoas perguntam, mas porque vendem rações a granel se traz tantos problemas? Eu respondo: que quem regula este setor não está realmente preocupado com seus animais de estimação e que “nem tudo que é permitido me convém”

Portanto, não arrisquem leve em conta o velho ditado que “o barato pode sair muito caro”, os seus animais merecem respeito e portanto alimente-os com responsabilidade. Procurem o médico veterinário ele é o profissional que sabe indicar o melhor alimento de acordo com a espécie, idade e tamanho de seu pet.

Palavras Chave: ração, intoxicação, diarréia, toxinas, fungos.

 

Diogenes Augusto Consolino Médico Veterinário, clínica e nutrologia veterinária. Diogenes.consolino@hotmail.com

 

Voltar

Compartilhe com seus amigos

0 Comentario(s)

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Relacionamento