Hábitos para fluidez financeira

Você olhou sua agenda hoje? Sabe se tem alguma conta para pagar? Está sabendo controlar seu dinheiro com antecedência?

Fazer um bom planejamento das contas e cumprir à risca seus compromissos é um bom começo para ter uma vida financeira organizada. Parece chato? Pode até ser um pouco. Mas muito pior é ter que encarar problemas com dinheiro, porque acabou e você continuou gastando.

A melhor saída é se organizar. Vamos começar agora?

Gerencie seu tempo

Organizar suas atividades pessoais e profissionais só vai ajudar. Procure ter o hábito de colocar todos os seus compromissos em uma agenda. Não importa se é um caderno, um aplicativo para celular ou apenas um calendário de mesa. Manter sua agenda perto de você e checar o que você precisa fazer, pelo menos três vezes por dia, vai se tornar um bom hábito e ajudar você a gerenciar seu tempo.

Siga uma rotina

Procure achar um tempinho todos os dias para olhar seus emails e mensagens, e principalmente as contas que chegam pelo correio. Não deixe acumular. É importante ter uma área especial em casa para organizar contas, informações sobre seu cartão de crédito, acompanhamento de débitos automáticos, seus seguros, cheques e extratos bancários. Reveja esta pilha uma vez por semana, classificando as contas, colocando na agenda tudo a ser pago, e arquivando seus documentos importantes.

Anote as despesas

Tomar conta do dinheiro dá trabalho. Mas o pior é trabalhar e não saber pra onde foi o dinheiro.

O primeiro passo é anotar tudo o que você gasta por mês.

Pode ser num um caderninho que você vai levar com você. Ou usar o próprio celular para descrever as despesas. Tem também ótimos aplicativos financeiros gratuitos pra acompanhar tudo o que você compra, mesmo compras pequenas.

Saber o quanto se gasta por mês - e o que sobra - vai ajudar a gerenciar seu dinheiro e não se meter em dívidas e preocupações financeiras.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

0 Comentario(s)

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carreira