Economizar ou gastar

A gente sabe que a vida tá difícil e é cara. Uma conta para pagar aqui, outra ali… Mas se você está pensando em guardar dinheiro, mesmo que um pouquinho só por mês, pode acabar se perguntando: vale mesmo a pena parar de comprar as coisas que eu gosto para investir uns trocados no futuro? É, esse dilema entre poupar e aproveitar o aqui e agora perturba o sono da gente.

Para conseguir guardar uma graninha, primeiro de tudo você tem que organizar as suas contas: descobrir para onde vai o seu dinheiro e procurar fazer escolhas inteligentes.

Depois de saber direitinho o quanto você gasta com cada item da sua vida, tente planejar e avaliar o destino do seu dinheiro.

Esse é o momento de rever tudo. Às vezes, a gente gasta com coisa boba, que não está precisando ou que fazia parte de outra fase da vida. Seria muito bom se você conseguir deixar de consumir tanto e usar seu dinheiro para o que realmente é importante.

Depois, procure pensar em separar parte do que ganha para construir um patrimônio, fugindo daqueles gastos que não têm mais a ver com você. O melhor seria você conseguir guardar esse dinheiro enquanto ainda gera renda, enquanto ainda trabalha, porque a gente sabe que não tem mágica: se não guardar, o dinheiro vai faltar. Por fim, mas não menos importante: pense em aplicar seu dinheiro poupado para aumentar seu rendimento. Converse com o seu gerente, explique a sua situação e veja as opções de investimento que ele pode te oferecer.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

4 Comentario(s)

ROSI disse:

INFELIZMENTE NÃO CONSIGO AINDA ECONOMIZAR, POIS SOU APOSENTADA E A GRANA NÃO DÁ, MAS O CORRETO É SIM ECONOMIZAR UM POUCO POR MÊS.

ROSELITO OLIVEIRA SANTOS disse:

Preciso aprender a poupar, mas não é fácil. São quase 50 anos de hábitos de consumo, e como ganho pouco, ainda tô tentando aprender a diferenciar DESEJO de NECESSIDADE, e gastar somente com o que é necessário… Quanto ao meu gerente; ele não tá muito afim de mim não, uma vez que só vou ao banco pedir dinheiro emprestado. E apesar dos juros que o banco cobra, nem sempre me ajuda… Me sinto condenado a morrer devedor… q fazer? Meus desejos mais comuns são livros e cds…

Rafael Farias disse:

Eu prefiro gastar !!
Economizar eu já tenho muito…… então é só gastar !!

Anna Soares disse:

O melhor Sr Rafael é deixar a cargo da consciencia de cada um e deixa Deus agir nao é mesmo amigo?

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carreira