Dicas para a carreira 2

11. Humor

As pressões, os desgastes, a vida difícil roubam o nosso humor. Humor e serenidade são chaves para o sucesso do resultado um bom trabalho.

12. Estímulo – Entusiasmo

A vida é uma. Você pode andar pra baixo ou subir. A escolha é sua. Quem não tem estimulo e entusiasmo no que faz está estragando sua vida. Manter isso é fonte de juventude.O inimigo disso é o cansaço. E pra vencer o cansaço, além dos itens todos anteriores, o segredo é olhar para o que se está fazendo e não pra montanha de coisas que ainda tem pra fazer.

13. Renovar – Criar

Manter a mente criativa. Aberta a novas idéias. Pegar um tempo por dia para pensar em criação. Isso é fundamental. Criação significa desde um novo projeto até a maneira mais inteligente de organizar sua gaveta, agenda ou mesmo a vida. Renovar é viver, se você está apenas repetindo mecanicamente o que vem fazendo, é hora de parar. Aí que mora o perigo. Cada vez é uma vez. É nova e única como cada minuto da sua vida. Tenha o prazer de descobrir a melhor forma de fazer e viver.

14. Comunicação

Ninguém é uma ilha. Somos todos um continente, interligados e interdependentes. Má comunicação gera mal entendidos e intrigas. Equívocos e erros. É saudável dizer tudo e saber escutar tudo. E selecionar.  Reuniões com pautas objetivas são indispensáveis.  E todos os outros itens devem estar presentes. O bom relacionamento não existe sem comunicação. Faça reuniões diárias. A boa comunicação precisa de retorno, assim teremos certeza que foi totalmente compreendida. Não tenha medo de comunicar suas idéias. Não existe rejeição que não faça seu trabalho melhorar e você reconsiderar, repensar e achar um caminho melhor.

Obs: A comunicação também é fundamental de você pra você mesmo. Faça reuniões com você mesmo. Esclareça suas idéias e dúvidas. Escreva. É um exercício de limpar a mente e de bom planejamento.

15. Planejamento

Ninguém cresce, nem melhora, nem evolui sem planejar. Planejar é mais do que prever. É estudar todas as possibilidades. Fazer um plano de vôo, um mapeamento detalhado de tudo. Planejar é vital, senão você vira “um graveto na enxurrada”.

16. Projeto

Quando falamos de projeto, parece às vezes uma coisa lá longe. Que só empresários podem ter. Sem um projeto não se sai do lugar. Pequeno ou grande. Quem realiza pequenos projetos, com o tempo passa a realizar grandes projetos. Não há diferença. O problema é saber tornar um sonho num projeto e um projeto numa ação. Todos esses itens são necessários.

17. Otimismo

Sem fé não se vai a lugar nenhum. O derrotado é sempre um derrotista. Tenha otimismo no coração, que ele passa pra voz, pra ação e pra vida. O otimismo influencia pessoas e move montanhas, mas tem que ser muito otimismo. Um extraordinário alto astral.

18. Problemas

Quem tem medo de problemas não deve sair de casa. E mesmo em casa, a gente é cheio de problemas. Problemas se resolvem. Existem duas atitudes: ficar com o problema crônico e se lamentando ou não pensar no que passou, mas aprender com o erro ou problema. E buscar a solução. Todo problema tem solução. Alguma solução tem. Escolha considerando todos os itens. E resolva.

19. Medos

Ter medo é normal. Vencer o medo é a tarefa diária da nossa vida. E se eu resolvi errado? Eis a dúvida. Novamente usar todos os itens (comunicação e etc). Não tenha medo de errar. Coragem é errar e aguentar as conseqüências. É claro que quem erra, sofre com as conseqüências. E daí? Quem planta milho, colhe milho. Burro será não aprender com o erro. Forte é dizer: eu errei, sem medo.

20. Capacidade de Mudar

Você não precisa ser hoje o que você foi à vida inteira até ontem. Você tem o direito de dizer: “Eu era assim, mas mudei”, mas realmente mudar. Prestando atenção em todos esse itens, você se pergunta honestamente, se tem feito isso tudo, o tempo todo. Se existem coisas dentro de você que você não gosta. Se você esta satisfeito com você. Auto-estima é fundamental, a gente sempre pode mudar.

Acrescente suas dicas!

Vamos fazer um trabalho em conjunto? Vamos ser criativos juntos? Acho que cada um pode lembrar e acrescentar aqui novos itens. A lista é infinita.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

5 Comentario(s)

Silvio Tagata disse:

No meu trabalho aprendi que quando ensinava tudo o que eu sabia, recebia em retorno de meus treinandos diversas conclusões e novos caminhos que eu não teria concluido por mim mesmo, então minha dica é ensinar sem esconder informações para obter um crescimento vindo da comunidade que você cria em torno de si mesmo.

gyost disse:

Anna Lia disse:, thanks so much for the post.Really thank you! Keep writing.

Anna Lia disse:

Amei!! Vou acrescentar
1 – Ajudar os colegas de trabalho, ensinar algo que eles não saibam ou tenham dificuldade. Não guardar informações/conhecimento pra você;
2 – Ter humildade de perguntar e ou pedir ajuda quando precisar;
3 – Estudar mais profundamente sobre o seu trabalho, não ficar no superficial… No era digital temos todos os tipos de informações e muito rápido, mas a base é essencial pro seu crescimento profissional e pra vc se sentir mais seguro também, com menos medo de errar…
4 – Nunca competir com ninguém, só com vc mesma! Tentar sempre ser o seu melhor.

Luciana disse:

Me acrescentou muito,obrigada.

Luciana disse:

Amei tudo,obrigada.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dinheiro