O mês das mulheres

Entra ano, sai ano, e muitas vezes o que ainda vemos são rosas e bombons trazendo uma mensagem fofa amarrada com uma fita rosa em cima das mesas das colaboradoras. Ainda que possa para algumas ser uma delícia receber estes mimos, eles estão longe de agradar à todxs e, pior, podem cair na vala comum do clichê de que o que mulher quer é doce e flores pelo seu dia.

Para evitar que isso aconteça, sugiro algumas formas de celebrar este dia junto às mulheres e homens do seu escritório:

1 – Invista em esclarecimento. Sabe-se que se comemora o dia Internacional das Mulheres, mas nem todos sabem o porquê. Vale à pena contar a razão pela qual esta data existe, e qual sua função. Uma boa fonte para isso é o site da ONU Mulheres.

2 –  Traga inspiração. Alguns livros são muito bons para nos fazer conscientes da incrível capacidade das mulheres.  Eis alguns dos meus favoritos, que atendem à qualquer audiência (homens inclusos):

Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, por Malala Yousafzai

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, da Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.

As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, por Rachel Ignotofsky

Podem configurar um belo um presente, distribuídos a todxs, ainda no mês de março.

3 – Ainda na linha da inspiração, que tal patrocinar uma palestra de alguma mulher incrível, que fale para todxs na empresa? Há muitas opções boas, mas sugiro que seja alguém que saiba incluir os homens nessa conversa. Se precisar de inspiração e o bolso estiver curto, fique à vontade para apresentar meu TEDx, chamado justamente “Vamos falar sobre os homens – como entendê-los pode mudar o mundo, nem que seja só o seu”.

4. Todos sabemos do alto nível de estresse no trabalho enfrentado pelas mulheres no trabalho. Que tal ajudá-las a lidar com isso melhor?

5 – Falando nisso, que tal aproveitar o ensejo e lançar um programa de qualidade de vida e saúde? Comece organizando um dia de consulta com um personal, nutricionista ou coach de saúde no mês das mulheres.

6 – Nada mais poderoso para estimular o empoderamento do que falar sobre dinheiro. Todos sabem que a relação entre dinheiro e independência, auto-liderança e liberdade está estritamente relacionada.

5. Às vezes, tudo que precisamos é de um tempo. Um day off (ou meio) pode ser muito bem vindo.

6. Deixe os empregados do sexo masculino participarem ativamente. Incentive-os falar sobre uma mulher que esteve por trás de sua jornada de sucesso e divulgue nos canais internos.

E na sua empresa, como este dia é celebrado ou reconhecido?

KARINNA FORLENZA Especialista em Inteligência de Gênero - Mentora de carreira para mulheres e palestrante oi@karinnaforlenza.com.br
Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Vanessa Syrio disse:

Karinna Kerida!!!
Como eu faço para trabalhar com a Bruna!!! Eu gostaria de compartilhar dessa vibe com vocês.
Muito obrigada pela existência dessa plataforma de bom senso!!!

https://linktr.ee/vanessa_shynran

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Blog da Bruna