Istambul

Seu mar é de um azul tão profundo que chega a ser turqueza. Turquesa da Turquia! E sua geografia é estrategicamente, a mais bem localizada do mundo. Fica exatamente entre a Europa e a Ásia, onde os dois continentes são separados apenas pelo pequeno Estreito de Bósforo, rio que divide a cidade de Istambul. De um lado oriente, você atravessa uma ponte e do outro lado, está no ocidente. Simples assim.

A cidade é a guardiã do Mar Negro, pois para entrar ou sair desse mar é preciso passar por esse Estreito de Bósforo e, portanto, pela porta de Istambul. Essa situação dá à cidade um grande poder de defesa. Por isso, a Turquia sempre foi desejada e protegida pelas potências mundiais. Privilégio, não?

E tem muito para se ver sobre essas águas azuis: a arquitetura histórica da cidade e das pontes, palácios, mansões, mesquitas, a Torre de Gálata, a mais antiga de Istambul, construída em 528 e os imensos mercados.

Os turcos adoram vender, pois para eles negociar é principalmente uma arte.

No Grande Bazar, por exemplo, tem de tudo: cerâmicas, tapetes, jóias, perfumes, acessórios, roupas,  calçados e vários objetos de decoração. Já no mercado de especiarias, chás e temperos deixam o ar carregado de aromas deliciosos. Mas você tem que pechinchar o tempo todo. Nada custa o que eles pedem.  E eles esperam e até curtem quando você abaixa o preço e discute, diz que não quer, vai embora e eles vão atrás. Essa é para eles, a verdadeira arte da negociação.

Cinco vezes por dia ouvimos o chamado para as rezas vindo dos alto-falantes das mesquitas. E tem mesquitas por toda Istambul.

Uma mesquita é um templo religioso muçulmano, dos seguidores do Islã. Istambul tem três mil mesquitas de diversas formas e tamanhos. Elas surgiram na Turquia no século XI, quando os turcos se converteram ao Islã. Algumas eram igrejas que se transformaram em mesquitas, com grandes cúpulas centrais. As três mais importantes são a Mesquita Azul, a Mesquita de Süleymaniye e a Mesquita de Eyüp.

Para entrar em uma mesquita é preciso tirar os sapatos. Não se deve entrar de bermudas, vestidos curtos, regatas ou blusas que deixem os ombros de fora ou que sejam decotadas. As mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço e algumas mesquitas exigem o uso da abaya (uma veste preta, que se coloca por cima da roupa). Mas não se preocupe porque as mesquitas emprestam o que for necessário para a sua visita.

Lembre-se também que, antes de ser uma atração turística, a mesquita é uma casa de orações, portanto, silêncio é apreciado. O importante é sempre manter o respeito pela fé muçulmana, por mais que esta não seja a sua religião.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

14 Comentario(s)

Maria Celida disse:

VIAGEM INESQUECÍVEL!!!

Maria Celida disse:

Adorei!!

Maria Celida disse:

Amei a viagem!!Bjs.

Geni disse:

Oí manda fotos da viajen vamos ficar muito agradecidos

Cristina Dias disse:

Linda imagem!!!

Leonor de moraes disse:

Nossa viajei.
Eu sempre simpatizei com a TURQUIA
desde qdo. A Globo apresentou a novela SALVE JORGE. Foi linda
Quem sabe um dia irei ao vivo e a cores…

Aparecida Galvão disse:

Boa tarde linda, adorei conhecer um pouco desse lugar fascinante, espero um dia fazer essa viagem maravilhosa…….bjs

Vanderlea Lourenço disse:

Sempre achei Istambul um lugar mágico!Certa vez li um romance que se passava em Istambul e fiquei maravilhada com as descrições do Local! Gostaria muito de poder um dia conhecer!Obrigada pela chance de saber um pouco mais dessa cidade linda!

Clerymar disse:

Não pensei que fosse me apaixonar por Istanbul!!Mágica, magnifica,antiga, moderna.Entre mesquitas, flores , gaivotas e águas azuis!Encantadora!

Izilda Cagliari disse:

Vou realizar um sonho, me dei presente uma viagem de 21 dias pela Turquia, meu primeiro passeio será um cruzeiro pelo Bósforo. Dia 22.08.2.018 estarei desembarcado em Istambul.Muita emoção em conhecer a cidade que um dia fou chamada de Constantinopla.

Izilda Cagliari disse:

Vou realizar este sonho, navegar pelas águas do estreito de Bósforo.Me dei de presente uma viagem de 21 dias pela Turquia. Meu primeiro passeio será um cruzeiro pelas águas do Bósforo. Será também uma superação pois tenho fobia por água mas, não podia ir a Istambul sem passear pelo Bósforo.Disse, me dei um presente porque vou nessa aventura em vôo solo. Se não, não seria um presente

Izilda Cagliari disse:

Vou realizar este sonho, navegar pelas águas do estreito de Bósforo.Me dei de presente uma viagem de 21 dias pela Turquia. Meu primeiro passeio será um cruzeiro pelas águas do Bósforo. Será também uma superação pois tenho fobia por água mas, não podia ir a Istambul sem passear pelo Bósforo.Disse, me dei um presente porque vou nessa aventura em vôo solo. Se não, não seria um presente. .

Anna Lia disse:

Que máximo! Amei! ❤️

Maria Christina Bittencourt Lima disse:

Linda imagem! Muito rico seu comentário.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Livros