Dose extra de ânimo

A depressão é um dos transtornos mentais mais presente na atualidade. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com esta doença. Quando a pessoa está em um estado depressivo ela fica sem energia, com humor descontrolado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns do dia a dia. O corpo padece também com todos os sintomas físicos desagradáveis. O que acontece é que o nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores, sendo um destes, a serotonina. Ela concede ao cérebro uma sensação de bem-estar, regulando o nosso estado de humor e também nos dando uma sensação de saciedade. Se o cérebro, por algum motivo, reduz a produção de serotonina, entramos em um estado depressivo.

Felizmente, uma alimentação direcionada, não inflamatória, rica em tripitofano (o precursor da serotonina), de origem vegetal, como frutas, sementes, grãos e alimentos ricos em fibras, pode ajudar o nosso corpo produzir mais serotonina. Este tipo de alimentação é ainda a maior deficiência da população no mundo. Teríamos que consumir no mínimo cinco porções diferentes de frutas, legumes e verduras por dia, algo muito raro de encontrar atualmente. Assim, não é se admirar a expansão de todas estas doenças da atualidade conhecidas como doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, a depressão.

Além de evitar hábitos não saudáveis como fumar ou beber em excesso, e ter uma prática regular de exercícios físicos, seguindo sempre o tratamento com o seu médico, a alimentação desempenhará um papel crucial, te curando de dentro para fora. Por evitar alimentos inflamatórios e alergênicos como o glúten, embutidos e carnes, leite e derivados, seu corpo responderá positivamente eliminando as toxinas e a inflamação. Mas este é somente um primeiro passo. Agora é a vez da alimentação. Então, o que comer?

As oleaginosas e as sementes de modo geral são riquíssimas em tripitofano. Ter o hábito de comer uma pequena porção por dia, de modo variado, de: pistache, castanha de caju, amêndoas, avelãs, sementes de gergelim, sementes de linhaça, sementes de chia e sementes de girassol, já lhe concederá mais do que seria a necessidade diária de tripitofano. Coma as oleaginosas puras e as sementes em pães e bolos e com frutas. Aproveitando o café da manhã, adicione também um pouco de aveia crua, também outra aliada contra a depressão. No almoço e jantar, não se esqueça de contemplar o seu prato com mais outros parceiros de luta importantíssimos como o trigo sarraceno, os feijões em geral e as lentilhas.

Frutas como melancia, abacate, banana, tangerina, limão, laranja, e a maçã, vão trabalhar em conjunto na sua recuperação visto que são repletas de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os alimentos trabalham em conjunto entre si, de um modo tão espetacular que transformam e nutrem cada célula do seu corpo, te renovando a cada dia. O nosso corpo tem um poder milagroso de recuperação que basta pararmos a agressão diária e darmos o cuidado e os combustíveis necessários para que ele possa mostrar toda a sua força de renovação.

Já sabemos que praticamente a maioria dos “remédios” são também extraídos de alguma substância da natureza, porém infelizmente junto com a “impressão” de bem-estar, nos assolam com todos os infindáveis efeitos colaterais. Então, porque não ir direto à fonte? Já dizia o sábio Hipócrates: “Que o alimento seja o seu remédio”’.

Reveja seus conceitos. A natureza é muito sábia, confie nela.

Boun Appetito,

Marcelo Facini Consultor em gastronomia funcional Instagram: marcelofacini
Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Regina Rigolin disse:

Maravilhoso texto, com otimas dicas de alimentaçao!!! Vou mudar meus habitos com certeza, pelo menos de segunda a quinta. Porque final de semana ninguem é de ferro kkkk
Obrigada pelas dicas!

Karin Leipnitz disse:

Eu tenho depressão Tenho brigado a vida inteira com ela. Tenho 61 anos e minha vida financeira está uma bagunça. Não consigo pagar as minhas contas e os juros estão me matando.Meu irmão que me socorre quando estou muito atrapalhada me preciona para que eu tenha um plano de recuperação financeira.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Beleza