Que o alimento seja o seu remédio

A nossa relação com o alimento sofreu mudanças profundas com o passar do tempo. Em um passado, não tão distante, comíamos porque tínhamos que comer, era uma questão de sobrevivência sem qualquer julgamento de sabor ou crítica. Alguns séculos depois, a humanidade descobriu que poderia comer e ter prazer ao se alimentar. Tornou-se um momento social, de degustação, “de comer com os olhos”, de experimentarem novas texturas, ingredientes e combinações de sabores não naturais que desafiavam o paladar, contudo, viciavam e transformavam as vidas.

Sabemos que a vida humana depende inteiramente de oxigênio, água, alimento e sono para existir. Respirar é algo automático, querendo ou não, vamos respirar. Deste modo, os outros itens dependem de nossa inteira vontade e estão intrinsicamente ligados aos nossos valores, mesmo sendo estes valores a “base” para a nossa vida.

Sem comer, beber e dormir (base fisiológica) ninguém conseguiria trabalhar, viajar, namorar, curtir a vida, comprar, etc. Ou seja, comer, beber e dormir, é o mais importante, o básico, para que todo o resto possa se concretizar.

No entanto, com a vida frenética que vivemos, o comer se tornou a última coisa para se pensar ou fazer…horas e horas sem tomar água ou comer; e o dormir tornou-se “perda de tempo”. Quantas vezes ouço: “Eu como ‘qualquer coisa'” ou “não tenho tempo para comer”… Como é possível chegarmos a esse ponto em nossas vidas de o mais importante ser rebaixado tanto assim? Que sentimento destruidor é este que nos permite colocar “qualquer coisa” dentro do nosso corpo ou até mesmo, nada colocar? Usaríamos óleo de cozinha como combustível para o nosso novo automóvel zero km? Passaríamos em nossa pele algum tipo de ácido corrosivo que destruiria as nossas células? Certamente que não. Mas é exatamente isto o que muitos fazem ao se alimentarem irresponsavelmente.

O comer e beber são atos sagrados, é neste momento que escolhemos os nutrientes e vitaminas que nos fortalecerão e nos darão energia para podermos viver e atingir todos os outros objetivos em nossas vidas. Uma vez um alimento ingerido, já era, não tem volta. Ou será transformado em células saudáveis ou células doentes… é a lei na natureza. “Comer qualquer coisa” como alguns dizem, é o tal ‘suicídio celular’, ou “a desnutrição celular” que presenciamos nos dias atuais onde metade da população do planeta sofre de desnutrição por excesso de alimentos pobres em nutrientes e a outra metade pela falta de alimentos. Cada um é responsável por suas vidas (e os pais por seus filhos enquanto crianças). O dormir te fortalece, é recuperador e responsável para se ter boa memória, envelhecer mais lentamente, e ter saciedade.

Felizmente, um novo entendimento tem se alastrado por toda a parte: o comer para se nutrir – a inteligência alimentar. O comer para aproveitar o potencial total dos alimentos, absorvendo seus nutrientes e vitaminas, o objetivo agora é viver, cada vez mais e melhor. Assim, o ato de comer tem outro sentido: é uma decisão consciente sobre os benefícios ou malefícios que certos alimentos podem trazer. São as escolhas do que é melhor para si, respeitando a individualidade bioquímica, atendendo as alergias e intolerâncias alimentares e ainda, tendo muito prazer.

Eu, Marcelo Facini, estarei aqui com vocês compartilhando receitas, dicas e textos sobre saúde e bem-estar que, da mesma forma que minha vida foi transformada, tenho a confiança que as suas vidas também serão maravilhosamente transformadas.

Marcelo Facini Consultor em gastronomia funcional marcelo@annibalefacini.com

Voltar

Compartilhe com seus amigos

4 Comentario(s)

yeezy boost 350 v2 disse:

I intended to put you one very small note to help thank you the moment again for all the nice opinions you’ve documented on this site. This has been certainly seriously generous of people like you to grant unhampered what exactly a few individuals could possibly have offered as an e-book in making some bucks for themselves, certainly considering the fact that you might well have done it if you ever considered necessary. The inspiring ideas likewise worked like a great way to realize that some people have the identical passion just as my very own to learn a lot more with respect to this issue. I think there are some more fun periods up front for individuals who scan your blog post.
yeezy boost 350 v2 [url=http://gul.ly/f512j]yeezy boost 350 v2[/url]

Rafael Farias disse:

Inclusive o bem estar de ser saboroso, de vc gostar mais ou muito !!
Legal.
Boa noite

Christina disse:

Excelente artigo.penso bem como o autor. Fico na expectativa de receitas simples, práticas e realmente saudáveis para o cotidiano. A alimentação constitui a filosofia de vida de uma pessoa.
Querouito que recebameu e-mail.

Christina disse:

Excelente artigo.penso bem como o autor. Fico na expectativa de receitas simples, práticas e realmente saudáveis para o cotidiano. A alimentação constitui a filosofia de vida de uma pessoa.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Beleza

Saúde