Comida mediterrânea

Surpresa! A cozinha perfumada, colorida e super saborosa da comida mediterrânea faz a gente trocar gorduras ruins por um coração saudável. É assim que os moradores da Grécia, Itália, Turquia, Marrocos, Síria e Líbano, países banhados pelo mar Mediterrâneo, comem. O segredo está no alimento fresco, da época, fácil de encontrar na estação e feito de maneira simples. Quer ver só?

Vá de azeite em vez de manteiga. Tente peixe ou aves em vez de carne vermelha. Prefira frutas frescas no lugar dos doces. Pão integral e vinho, em quantidades moderadas, também são super bem-vindos. Está gostando? Espera que tem mais!

Sopa de Tomate Fria

Conhece Gaspacho? É uma sopa fria de tomate super fácil de fazer, anote aí essa receita que serve até 4 pessoas:

lave bem 1 kg de tomates maduros, corte ao meio e tire as sementes. Lave 1/2 pepino, tire a casa e as sementes e faça o mesmo com 1 pimentão verde. Corte estes ingredientes em tamanho médio e coloque tudo no liquidificador para serem batidos com meia cebola, 1 dente de alho (sem o filete verde de dentro que pode dar má digestão), 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 3 colheres (sopa) de vinagre e sal a gosto. Depois de bater, coloque 1 fatia de pão (cerca de 50 gramas). Experimente e conserte o sal e a consistência adicionando mais pão se for preciso. A sopa não deve ficar super líquida. Deixe o gazpacho descansar por pelo menos uma hora na geladeira antes de servir. E tomar uma sopa fria é uma ótima pedida para o verão.

A gordura é liberada

Você só precisa procurar uma gordura do bem, como nozes, abacate, azeitonas e azeite. Essas gorduras não são as saturadas e trans, escondidas nos alimentos processados. Elas dão sabor e ajudam a combater doenças como diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer.

Já experimentou fazer um molho pesto, a base de azeite e manjericão para comer com macarrão ou salada? Olha só como é fácil:

No liquidificador coloque 2 dentes de alho (sem casca e sem o filete verde de dentro), 1 colher (café) de sal, 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco, 3 colheres (chá) de nozes sem casca ou castanha de caju, 100 g de queijo parmesão ralado, 1/2 xícara (chá) de azeite e pimenta do reino a gosto.

Um toque especial

As ervas e especiarias são deliciosas e dão um toque especial aos pratos. Folhas de louro, coentro, alecrim, manjericão, cravo, alho, pimenta e canela adicionam tanto sabor que você vai se apaixonar. A maiorias das ervas fazem bem ao coração. O coentro em especial ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL).

E aí, vamos incluir essa comida mediterrânea no seu dia a dia?

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4 Comentario(s)

Christina disse:

Bruna, com frequência olho o que você postou de novo. Adoro todas as suas postagens. Agora, gostaria de lhe pedir para postar receitas simples e gostosas. E práticas também.
A Rede Felicidade e seu blog são formidáveis. Um grande abraço.

Anna Lia disse:

Eu comi Gaspacho uma vez, mas tinha esquecido o nome. Eu adorei. Obrigada por postar a receita, me empolguei pra fazer.

Ana Garay disse:

Adorei ler
ÓTIMA Dicas

Rafael Farias disse:

Gostei Bruna Lombardi, poste mais receitas….ok
Tipo como fazer um arroz a grega, sopa de legumes e carne, frango assado no forno, um belo churrasco e quais tipos de carne……um belo filet-mignom e etc… tbm gosto de comer igual a vc…….qdo vou p/ o sítio sempre faço alguma coisa !
Tem mais receitas ?

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