Lição do bambú chinês

Você já ouviu falar na lição do bambu chinês?

Assim como tantos exemplos na natureza, essa metáfora faz a gente entender como muitas coisas, tanto na nossa vida pessoal como profissional, podem ter essa mesma dinâmica. Você planta a semente do bambu chinês e durante 5 anos, você não vê nada, absolutamente nada, nenhum resultado.  Tudo iria indicar que o plantio não deu certo, que você pode desistir. Mas você continua seu trabalho, a cada dia continua arando, cuidando, regando e acima de tudo acreditando que vai conseguir.

A solidez do arbusto está se formando nas suas raízes, debaixo do solo, num lugar onde você não consegue enxergar nenhum progresso. De uma forma silenciosa e invisível, a terra germina. E assim como a planta se desenvolve subterrânea, imperceptível dentro da terra, dentro de você, um grande exercício de paciência e persistência cresce a cada dia. Mesmo sem ter nada que traga esperança, você sente que precisa esperar.  E continua seu trabalho.

Esse é o grande desafio que você vai enfrentar. Continuar com empenho, investindo seu tempo e esforço em alguma coisa que não aparece. De repente a recompensa. O bambu chinês, passado o tempo, cresce subitamente, em grandes proporções. Atinge alturas inesperadas. E cada vez na sua vida que as coisas parecerem paradas, estagnadas, lembre de continuar a cuidar do que você plantou. E nunca desistir.

Os sonhos demoram, não se mostram, mas germinam, crescem e nos surpreendem.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Udeberson disse:

Top essa dinâmica

Marcelo machado disse:

Olá eu adorei essa lição do bambu chinês e adoraria conhecer outras lições como essa como faço??

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *