Kintsugi

Uma das técnicas mais lindas da arte japonesa é o Kintsugi, que transforma peças quebradas em cicatrizes preciosas.

Toda a cultura japonesa está ligada à uma sabedoria milenar e honra a sua história. Cada peça, cada ação se baseia em algum aprendizado maior, espiritual, que traz valores, dignidade e caráter e uma lição que possa ampliar a nossa consciência em busca de harmonia, equilíbrio e paz interior.

A arte Kintsugi consiste em pegar um objeto que se quebrou, juntar seus cacos e consertar, emendando suas falhas. Colar as partes que racharam com uma mistura de laca e ouro e assim, ao invés de tentar esconder as rachaduras,  chamar a atenção para essas emendas, tornando a peça ainda mais bela.

A beleza do Kintsugi é a mistura de tudo isso, a arte e a sabedoria de abraçar um dano ao invés de se lamentar.  Compreender que a beleza existe mesmo naquilo que se quebra, reconhecer que essa é a sua história e deve ser respeitada e valorizada. E cada peça nos lembra que podemos transformar cada erro, cada acidente, não numa perda, mas num bem ainda mais precioso.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

4 Comentario(s)

Rafael Farias disse:

Interessante Bruna Lombardi foi a coincidência de vc postar essa matéria do ” Kintsugi “, sabe porque ??
Estou escrevenmdo de novo, e me refiro assim, p/ vc constatar que eu já tinha lido, gostado e escrito sobre o ” Kintsugi “, bem antes de vc postar essa matéria, que veio hoje no FACEBOOK dia 14/03/2018_quarta-feira.
Escrevi no dia 12/03/2018, como consta ali…… olhe p/ vc ver…. !!
Legal a coincidência, né ??
Vc postar uma matéria que eu tinha escrito 1 dia antes !!,,,,,,………..kkkkkkkk
Uma caracteristica minha na sua página, no portal Rede Felicidade e no canal do YOUTUBE são as coincidências , seja das matérias, como está, frases, figuras dos ” Posts ” e muto mais, a coincidência me marca muito c/ o seu trabalho, uma caracteristica muito legal que nunca vou esquecer !!
Abraços e boa noite !!

Rafael Farias disse:

Gosteoi de ler, aprendi muito.
Muito interessante !!
Abraços

Juliene S. M. Motta disse:

Perfeito!!!

Anna Lia disse:

Que legal ❤

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *