Empatia

Empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa.  Quem se importa com a dor e o sofrimento dos outros, sabe amar mais e melhor do que quem só pensa em si mesmo. O relacionamento amoroso ganha uma dimensão e uma profundidade incrível quando os parceiros sentem empatia pelas pessoas, pelos bichos, pelo meio ambiente, pelo planeta. Quando são conectados com aquilo que está em volta, em vez de só mergulhar no próprio umbigo. Sempre que você se apaixonar avalie em primeiro lugar se a pessoa tem empatia.  Preste atenção como ela trata os pais, os amigos, os colegas de trabalho e acima de tudo, os funcionários e subalternos.  Se se importa com o que os outros estão passando, se quer ajudar. Se fica comovida com a história dos outros e luta pelas coisas que realmente importam. Se isso estiver em primeiro lugar, você vai formar uma conexão muito mais profunda do que imaginou ser possível. E a paixão pode crescer exponencialmente e com confiança.  Uma pessoa com empatia vai tomar todo cuidado pra jamais  te machucar.

Amar e ser amado é a nossa grande busca. A mágica da vida. A gente arrisca tudo, e mesmo sabendo que pode se machucar, a gente se joga de cabeça. Ficamos frágeis, inseguros, vulneráveis. E entregamos nosso coração mesmo sabendo que pode se partir, doer, arrebentar em mil pedaços… mas é justamente por isso que  amar uma pessoa empática faz total diferença. Com uma pessoa assim, o jogo do amor muda completamente.

Preste atenção nessas coisas e você vai encontrar o relacionamento que realmente vale a pena.

1. Quem te ama te coloca em primeiro lugar.

O altruísmo vem da empatia,  dessa capacidade de querer o bem do outro até mais do que o seu mesmo. E pra isso quem te ama faz tudo o que pode pra que você se sinta feliz. O amor pra valer é uma ótima experiência. Quem te ama quer seu bem, quer ver você cheia de alegria. Vai fazer tudo o que puder pra isso. 

2. Quem te ama presta atenção em como você se sente. E sabe, mesmo que você não diga.

Não é simples compartilhar sentimentos íntimos com o parceiro. Até porque às vezes não são claros nem pra nós mesmos. Nossas emoções podem nos confundir, trazer sensações desagradáveis e não sabemos expressar porque.

Se já fomos machucados abrir o coração pode ser ainda mais assustador. O outro pode parecer uma ameaça que se pode se aproveitar da nossa fraqueza. Você não precisa ter medo, porque quem te ama com empatia, nunca vai te maltratar. Vai perceber sutilezas no seu comportamento, no seu humor, vai tentar te compreender, conversar e querer te ajudar. Quem te ama de verdade, lê suas emoções, e trata seu coração com o maior cuidado.

3. Quem te ama pra valer não quer te machucar.

A gente faz promessas no início do relacionamento, que parece que esquece depois. A constância e a consistência de um sentimento é a grande prova que o amor pede. Nem todos conseguem. Alguns conseguem por um tempo, alguns desistem, alguns não resistem ao tempo do amor. Mas quem ama com empatia, não quer enganar ou mentir, não quer que você sofra. Não alimenta a maldade, mas sim a confiança.

4. Quem te ama não te ataca.

Num relacionamentos sempre existem dificuldades, crises, momentos que causam sofrimento emocional. É difícil encarar nossa própria dor e muitas vezes as pessoas acabam culpando alguém que está perto, como se fosse responsável pelo que nos acontece. E é justamente aí que eles atacar quem é mais próximo, mais íntimo.   

Mas quando alguém ama com empatia, tem consciência disso. Não ataca pra se defender.  Avalia sua própria dor e não quer que você sinta algo o mesmo. E aí fica mais fácil detectar isso e um sempre pode ajudar o outro, quando está sofrendo, e quer evitar criar um peso com seus problemas. Quando não existe ataque, está aberto o caminho da compreensão.

5. Amar não prende, não sufoca, não controla por medo de perder.

Se você se sintoniza com suas emoções, você pode expor suas fraquezas, abrir flancos ou tem medo de perder o outro. Mas uma relação de empatia é sensível a isso e procura sempre trazer certeza e confiança pra quem está ao seu lado. Sabe que cada um é um ser independente e se está num relacionamento é porque quer ficar. Teria toda liberdade de ir embora, de agir como quiser, mas sabe respeitar seu momento e compreender quando você pede mais tempo e espaço pra você mesma.  Respeita isso, sem nenhum medo, porque os laços entre vocês são mais fortes.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

3 Comentario(s)

Magdelina disse:

Super jazzed about getting that kn-hwwoo.

Herodites David disse:

Lindo texto amei🤔

Wilma disse:

Bom dia!
Adorei o texto.😘

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *