Cinismo como defesa

Existem pessoas cínicas. Para elas ninguém é sincero e não existe no mundo integridade e nem amor verdadeiro. Pessoas que desconfiam de todo sentimento e que acreditam que em tudo só existe malícia e segundas intenções.

Creio que o cinismo nas pessoas é apenas uma defesa. E como a maioria dos sentimentos e atitudes, ele nasce de uma escolha. A pessoa decide usar uma atitude cínica, como uma espécie de escudo que proteja sua vulnerabilidade. E em seus ataques de sarcasmo, tenta compensar alguma frustração pessoal, algum ressentimento e sua vingança é destruir o que está em sua volta.

O cínico geralmente começa usando frases maldosas e destrutivas, que o colocam acima dos outros. Com o tempo vai se tornando uma pessoa amarga, acumulando desafetos. Seus comentários ferinos deixam de ser apreciados. As pessoas começam a se a afastar.  Aquilo que começou como uma defesa, lentamente vai se tornando uma prisão. A crítica foi criando muros que se fecham, paredes que oprimem. O cínico vai aos poucos se desconectando de tudo e de todos. Sem perceber ele cava um buraco no qual se afunda em sua própria solidão.

A dor e a mágoa que motivaram sua defesa ao invés de sumirem, só aumentam. E o seu cinismo, que no início parecia divertir os amigos, acabou se tornando o seu pior inimigo.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

1 Comentario(s)

Lourdes disse:

Na minha opinião, a pessoa cínica é infeliz consigo mesma e isso a torna amarga e sem perspectivas na vida.
Bjs

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *