Mindfulness e depressão

O Brasil é o país campeão mundial em uso de Rivotril, uma medicação que causa alivio rápido de  sintomas de ansiedade e stress, mas que pode provocar dependência e causar perda de memória a longo prazo.

Mas por que tantas pessoas precisam recorrer a essas medicações para sentirem-se bem e poderem enfrentar os desafios do dia-a-dia?

Na verdade, quadros de sofrimento psíquico estão cada vez mais comuns. Uma em cada 5 pessoas no mundo vai apresentar Depressão em algum momento de suas vidas. Só no Brasil, são mais de 11 milhões de pessoas deprimidas!

O tratamento com medicamentos é, sim, muito importante para milhares dessas pessoas, podendo salvar a vida de muitas delas. E hoje já existem medicações mais seguras e eficazes que o Rivotril.

Mas, você sabia que a Meditação Mindfulness pode ser tão poderosa quanto as medicações antidepressivas para combater a depressão?

Como você pode ler em vários textos desse portal, o Mindfulness é um treinamento da nossa atenção que permite estarmos mais conectados ao momentos presente, mais conectados às nossas sensações, aos nossos sentimentos e , também, mais ligados às pessoas e ao universo à nossa volta. Fazendo isso de forma leve, abrindo mão daquele impulso de Julgamento e Expectativa que nos acompanha nos dias de hoje.

Praticando poucos minutos desse tipo de meditação, você modifica a forma como seu cérebro e seu corpo funcionam e constrói uma maior segurança para enfrentar os desafios da vida.

A Ciência já comprova essa transformação: Um estudo da Universidade de Oxford demonstrou que as pessoas que praticam Mindfulness estão tão protegidas contra um quadro de Depressão quanto àquelas que tomam antidepressivos!

E mais: o Sistema Público de Saúde da Inglaterra (National  Institute for Health and Care Excellence – NICE) considerou o Mindfulness como a medida de Saúde Pública com melhor custo-benefício para prevenir a Depressão!

Surpreendente não?

A melhor maneira de começar a praticar é reservar alguns poucos minutos na sua própria rotina e seguir alguns áudios guiados, que orientam a técnica passo a passo.

No Brasil, já está disponível o aplicativo WeMind, que oferece vídeos e áudios curtos com o método correto, para você aprender a meditar, no seu dia a dia, de forma descomplicada e fácil, podendo sentir os benefícios em menos de 7 dias.

E então, vamos começar?

MARCO ANTONIO ABUD Médico especialista em psiquiatria marcoaatj@gmail.com

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3 Comentario(s)

Maria ElviraAquino Teixeira Arantes disse:

Mindfulness o que quer dizer isso.poderia me explicar que tratamento e esse

Silvani Silva Batista disse:

Sou portadora de Espondilite anquilosante,Artrite Reumatóide, Artrite Pisoriatica e Fibraomealgia.Tomo vários medicamentos Amitriptilina, diazepam e Dorfim

Bruna disse:

Eu tenho transtorno bipolar e TOC.
Tenho criado bloqueios pra meditação, que é algo que me identifico.
Muito pela questão do TOC, que me dá uma grande ansiedade.
Adorei a matéria e me serve de estímulo pra abrir a mente a essa possibilidade.
Que na verdade é simples…

Obrigada!
Abraço

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