Quando você se apaixona

Você não consegue pensar direito? Esquece das coisas, só lembra e pensa numa constantemente? o coração se empolga depressa, quer se embalar com músicas românticas, perde o apetite e não consegue parar de olhar para o telefone? Soa familiar? Sim, a paixão é capaz de tirar a gente do rumo e fazer loucuras.

Mas dá pra explicar. Olha só o que acontece com o nosso cérebro quando a gente se apaixona…

As diferenças sexuais diminuem

Tudo culpa da testosterona, esse hormônio que mexe com os nossos sentidos. Mesmo sendo o hormônio sexual típico do homem, ele está presente nos dois organismos, em menor quantidade no feminino.

Quando nos apaixonamos, a substância aumenta e a mulher sente mais desejo sexual. Nos homens, curiosamente, a testosterona cai, o que o deixa menos agressivo, mesmo se o desejo sexual permanece intacto.

De certa forma, nos tornamos mais parecidos quando nos apaixonamos.

Paixão ou obsessão?

A dopamina, que é o hormônio responsável pela sensação de recompensa e prazer, aumenta nossa energia e disposição. Mas corre o risco da possibilidade de um excesso hipermotivacional, característico da compulsão e obsessão.

A maioria das pessoas se sente super feliz porque está apaixonada. Mas olha só, isso cientificamente é impossível, porque a serotonina, o hormônio da felicidade, despenca quando nos apaixonamos. E essa queda favorece transtorno compulsivo. Ou seja, idéias constantes, invasivas, recorrentes.

Se você está apaixonado, você está obcecado.

E a compulsão se revela quando você quer mais e mais e mais.

Por exemplo, você quer ficar grudado naquela pessoa o tempo todo, sem parar…

Nem fome, nem sono

Ao mesmo tempo que seu hormônio da felicidade cai, seu cortisol, hormônio do estresse, que prepara seu corpo para “lutar ou fugir”, sobe. É por isso que quando você está apaixonado não sente fome nem sono.

A ansiedade diminui

Com seu cortisol (o hormônio do estresse) nas alturas por causa da paixão, você esperaria se sentir ansioso, certo? Só que não! Na verdade, é o oposto. Pontos para a paixão!!!

Desligando tudo

Cientistas descobriram que quando você se apaixona, partes do seu cérebro são desativadas.  As estruturas pré frontais são inibidas, e elas são responsáveis por seus julgamentos, por sua capacidade de compreender e relacionar causa e efeito.

Você não vai notar nada de errado com o seu amor, porque seu sistema de alarme está desligado.  Você não consegue frear seus impulsos e desejos.  Nem medir a consequência de suas ações. Um pouco daquilo que a droga e o álcool causam. Você perde sua capacidade de discernimento, simplesmente perde o juízo.

A gente nem imagina que acontece tudo isso quando estamos apaixonados. É um choque no nosso sistema.  Mas e daí?

Tem coisa melhor do que se apaixonar e viver intensamente uma história de amor?

Voltar

Compartilhe com seus amigos

5 Comentario(s)

Luciano disse:

Bonita publicação.ea sensação mais ruim a que não queria sentir nunca mas não tem como evitar

Jacileia Oliveira disse:

Boa noite minha linda!!Belo texto,amei!!O amor nos faz bem, é uma adrenalina gostosa!

Françoise Lages Santos disse:

Ola Bruna, tenho acompanhado a sua jornada sobre a rede da felicidade e não só. Sou uma grande fá sua embora viva em Portugal sigo o seu percurso. Falando da paixão é um estado maravilhoso. Só há alegria e só nos traz felicidade. Parabéns pelo seu trabalho

Anna Soares disse:

Achamos que a paixao é passageira ..ja o amor quando no respeito .no carinho .na verdade..na cumplicidade .no compamheirismo em liberdade ..nos faz pessoas melhores neste mundo .Por isso sempte devemos por amor em tudo q fizermos sairemos melhor nao hesitaremos nas açoes .modificaremos o q está errado e nos leva a frente sem pararmos.Todos somos capazes de amar se tivermos a força de Deus conosco ..iremos vencer com.as bençaos e gracas Dele .beijos Bruna.

Alice Gonçalves de Oliveira disse:

A paixão. Nos faz bem.
A drenalina só aumenta.

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PETs