Educar um filho

Criar um filho hoje é um baita desafio. Com tantas mudanças, conflitos, violência e tentações, aconselhar e educar não é tarefa fácil. Mas será que existe uma forma certa de educar um filho, sem contudo interferir na liberdade dele?

Muitos pais consideram que o conselho está ligado a uma forma de exercer autoridade, de fazer com que seu filho tenha medo de suas atitudes, caso não siga o caminho correto.  Mas, não é assim que se constrói uma amizade. Os filhos devem sim respeitar seus pais, mas se colocar como um verdadeiro tirano, não vai fazer com que eles se sintam confortáveis nessa situação.

É muito importante que os filhos tenham uma forte amizade com seus pais e se sintam à vontade para confidenciar problemas, segredos e até algumas dúvidas. Assim se cria uma forte proximidade capaz de fazer com que você sempre saiba quais são os conflitos que seus filhos estão passando e busque a melhor maneira de ajudar ele nessa situação.

Quando têm conselhos dentro de casa, dificilmente os jovens vão se arriscar pelo caminho errado.

Converse sobre tudo

Alguns pais ficam com medo de falar de assuntos como drogas, gravidez na adolescência, sexo e violência com seus filhos. Muitos consideram que tocar nesses assuntos significa estimular e fazer com que eles conheçam esse mundo. Mas não é bem assim que funciona.

Com tanta informação na Internet, na televisão, na escola, os jovens conhecem um pouco de tudo, mas podem se sentir perdidos em como encarar esses assuntos em cada diferente fase da vida, e é ai que o conselho dos pais ganha tanta importância.

Mas, é bom sempre se lembrar que educar e aconselhar seu filho não é impor um comportamento para ele. Devemos sempre respeitar muito bem a identidade e a individualidade de cada um. Aos pais, cabe a função de mostrar o certo e o errado, aos filhos cabe a função de escolher entre esses dois caminhos, mesmo que no meio da estrada existam os tropeços.

Voltar

Compartilhe com seus amigos

2 Comentario(s)

Customessaywriting disse:

Anna Lia disse:, thanks! And thanks for sharing your great posts every week!

Anna Lia disse:

Estava lendo e pensando nos meus pais… Eles sempre foram meus amigos. Conversavam sobre tudo comigo, desde criança. A única coisa que eles não me contaram foi que Papai Noel não existe (chorei quando descobri na escola), mas eu já sabia o que era sexo! rsrs
E sempre os respeitei muito, apesar de ter sido uma criança bem levada. Eu sempre penso que, um dia quando tiver filhos quero dar uma boa educação e que não deve ser tão fácil assim… Meus pais foram e são muito “tops”. Meu pai já faleceu, mas eu sei que ele continua comigo na jornada. ❤

Comente esta publicação:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PETs

Sexo